Entrevista a João Borsch – Festival da Canção 2024

A apenas um dia do começo do Festival da Canção 2024, divulgamos a nossa entrevista a João Borsch, um dos concorrentes da primeira semifinal que irá decorrer amanhã, dia 24 de fevereiro, a partir das 21 horas. Nesta semifinal, o cantor, compositor e produtor madeirense vai atuar na oitava posição num lote constituído por 10 propostas.

Leva a concurso a canção “…Pelas Costuras”.

Alinhamento da primeira semifinal do Festival da Canção 2024 (Fonte: RTP)

A Entrevista

Como surgiu o convite para participar no Festival da Canção e porque decidiste aceitar?

Recebi o convite pelo telemóvel em julho de 2023, diretamente do Nuno Galopim. Apesar de eu ter posto a ideia de parte durante imenso tempo, muitas pessoas já me tinham sugerido concorrer ao Festival e que a minha música é completamente adequada aqui. Depois de receber o convite, hesitei durante uns dias, por causa da responsabilidade que é pisar aquele palco, mas depois de conversas com a minha equipa, acabámos por concordar que seria uma ótima oportunidade de mostrar a minha música.

Fala-nos um pouco da canção que trazes a concurso. Que mensagem pretendes transmitir?

Esta canção foi escrita mesmo após ter recebido o convite para participar. Não tinha nenhuma canção ou ideias de sobra, mas sabia que queria levar uma canção energética, dançável e altamente dinâmica, tal como é costume eu fazer. Eu prefiro não demarcar completamente o significado das canções. Acho muito mais interessante existir uma pluralidade de interpretações. No entanto, esta é uma canção que lida claramente com a sensação de nos soltarmos pelo desejo mútuo por outra pessoa, assim como um impulso por explodir o corpo e expandir os seus limites.

João Borsch (Fonte: RTP)

O que nos podes contar sobre o processo de composição e a equipa que ajudou a criar a canção?

Eu compus, produzi e gravei a canção sozinho, durante 1 mês. Pensei em escrever duas ou três canções para poder ter margem de escolha, mas esta foi logo a primeira que escrevi. Depois de a ter mostrado ao Pedro Joaquim Borges, que misturou e masterizou a canção, ele disse-me para nem começar a escrever outra canção e dedicar-me apenas àquela. Acima de tudo, acho bastante divertido produzir canções com tanta dinâmica e contraste como esta, dá-me imenso espaço para explorar sonoridades e criar partes de instrumentos de formas que não estou habituado.

Dentro do que te é permitido, o que nos podes dizer sobre a tua performance ao vivo no Festival da Canção?

Temos trabalhado no duro de forma a podermos montar o palco como eu tinha imaginado e com o styling que eu tinha em mente. Posso dizer apenas que vai ser excêntrica, como eu gosto, e dramática.

Quais as tuas expetativas para o concurso? Achas que podes ganhar e representar Portugal na Eurovisão?

Eu admito que gostava de ganhar e teria todo o gosto de representar Portugal na Eurovisão. Acima de tudo, o Festival já me permitiu estar exposto a uma quantidade enorme de pessoas, tanto em Portugal, como internacionalmente, por isso, sair daqui com mais pessoas que gostam do que faço já é um bom resultado. As minhas expetativas prendiam-se exatamente com essa exposição gigantesca e cumpriram-se completamente.

Notas adicionais

De relembrar que a primeira semifinal do Festival da Canção 2024 é já dia 24 de fevereiro, às 21 horas. 10 canções vão tentar conseguir um dos 6 lugares disponíveis para a Grande Final de 9 de março.

Para a semana, dia 2 de fevereiro às 21 horas, vai também ser transmitida a segunda semifinal de onde outras 6 canções irão avançar para a final.

Brevemente será publicado um artigo com todas as novidades em relação ao evento no que diz respeito a novas confirmações de convidados, júris das semifinais e conteúdos que estão a ser produzidos na sequência desta que é também uma celebração dos 60 anos de Festival da Canção, dos quais, 50 em liberdade.

O Jornal Desacordo estará presente nesta edição do Festival da Canção 2024 para fazer a cobertura do evento durante os 3 espetáculos ao vivo e respetivos ensaios gerais para a imprensa.

Escrito por: José Pereira

Editado por: Pedro Cruz

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