Os países onde o Futebol não é o desporto mais popular

O Futebol é o desporto mais popular do mundo, sendo os seus campeonatos e jogadores mais prestigiados originários maioritariamente da América do Sul e da Europa. Contudo, há seis países do velho continente onde o Futebol perde a sua popularidade para outros desportos. Eis os ditos cujos.

mapadomundo

Áustria

Vizinhos da Alemanha – que já venceu quatro vezes o campeonato do mundo e berço de alguns dos melhores jogadores de sempre – os austríacos preferem o Esqui ao Futebol. Algo perfeitamente compreensível dada a imensa massa de território do país coberta pelos Alpes. Atletas naturais da Áustria como Toni Sailer (1935 – 2009), Franz Klammer (1953) e Hermann Maier (1972) são considerados alguns dos melhores esquiadores olímpicos de sempre. O país tem, também, várias estâncias turísticas onde a modalidade é a principal atração, nomeadamente Soelden e Sankt Anton am Arlberg.Porém, o Futebol não é completamente deixado de lado neste país interior e montanhoso. A Áustria já chegou a atingir o 4° e o 3° lugar nos mundiais de 1934 e 1954, respetivamente, e é um dos países que já se conseguiu qualificar para o Euro 2020. A nível clubístico, os clubes austríacos com maior sucesso serão, talvez, o Rapid Wien e o Red Bull Salzburg. O primeiro conta com 32 títulos do campeonato austríaco e com várias participações em competições europeias e o segundo chegou a vice-campeão da Taça UEFA (competição que mais tarde evoluiu para Liga Europa). Um dos melhores futebolistas austríacos de sempre é David Alaba, lateral esquerdo que joga na equipa principal do Bayern de Munique desde 2010.

David Alaba, em 2013, com o seu troféu da Champions League



Irlanda

Apesar da sua proximidade com Inglaterra – país onde nasceu o Futebol -, o desporto mais popular na Irlanda é o Futebol Gaélico. Este “primo” do desporto mais popular do mundo é jogado com equipas de 15 jogadores, tem partidas com a duração de 60 minutos e o seu objetivo principal é, tal como no futebol, marcar golos, mas numa baliza um pouco mais excêntrica em forma de “H” – uma mistura entre as balizas do Futebol tradicional e as traves do Futebol Americano. Os golos e os passes podem ser feitos com pontapés e com murros. O Futebol Gaélico é um dos quatro desportos promovidos pela Associação Gaélica de Futebol, juntamente com o Hurling, o Camogie e o Andebol Gaélico.

Falando do Futebol tradicional, o máximo a que a seleção irlandesa conseguiu chegar em competições internacionais foi aos quartos de final no campeonato de mundo de 1990. O futebolista irlandês que teve mais sucesso até agora foi Robbie Keane, que passou por clubes como o Inter de Milão, o Tottenham e o Liverpool.

Futebol Gaélico

 

Finlândia

Apesar do Futebol ser um hobby bastante comum entre os finlandeses, o desporto mais popular da Finlândia é o Hockey no gelo, preferência que é, naturalmente, incentivada pelo clima frio do país. Embora haja mais atletas registados como futebolistas, o Hockey no gelo é o desporto mais visualizado pela população, bem como o desporto onde esta nação tem mais conquistas. A seleção finlandesa masculina é considerada uma das melhores do mundo – faz parte dos chamados Big Six – tendo ganho o campeonato mundial três vezes: em 1995, 2011 e 2019. Em 2016, ano no qual o país foi vice-campeão na mesma competição, perdendo na final contra o Canadá, 69% dos finlandeses assistiram ao jogo – correspondente a cerca de três milhões e meio de pessoas.

A nível futebolístico, a seleção finladesa nunca teve grande sucesso. Até agora nunca se apurou para o campeonato do mundo, todavia, este ano, conseguiu qualificar-se para o campeonato europeu pela primeira vez. Teemu Pukki, atacante do Norwich City e Lukáš Hrádecký, guarda redes do Bayer Leverkusen, são dois dos jogadores da atual seleção finladesa que mais têm chamado a atenção dos adeptos.

A seleção finladesa a celebrar o seu título de campeã mundial de Hockey no gelo, em maio deste ano



Estónia

Nenhum dos três países bálticos parece apreciar muito o Futebol. Falemos primeiramente da Estónia, onde o desporto mais popular é, tal como na Áustria, o Esqui. Neste pequeno país da antiga União Soviética, está localizado o resort de Otepää, destino popular entre esquiadores. Os atletas da modalidade que mais se destacaram na história foram Andrus Veerpalu, Kristina Šmigun-Vähl e Jaak Mae, todos nascidos nos anos setenta e todos detentores de medalhas olímpicas e de medalhas de campeonatos mundiais.

No Futebol, a Estónia atingiu o seu lugar mais elevado no ranking da FIFA em Março de 2012, conquistando a 47° posição, algo relativamente baixo se compararmos com muitos outros países europeus. Até agora, nunca se conseguiu qualificar para um mundial nem para um campeonato europeu.

Otepää, famosa estância de Esqui, considerada a “Capital de Inverno” da Estónia



Letónia

Na Letónia, o Hockey no gelo e o Basquetebol disputam entre si a categoria de desporto mais popular. Apesar da seleção letã nunca ter, até agora, passado dos quartos de final numa competição prestigiada de Hockey no gelo, o desporto apaixonou vários habitantes ao longo da história, nomeadamente adeptos do Dínamo de Riga, clube da capital. No Basquetebol, a seleção masculina atingiu o oitavo lugar no campeonato europeu de 2001 e a seleção feminina as semifinais do campeonato europeu de 2007. Alguns jogadores naturais da Letónia já têm passado pela NBA, como Gundars Vētra, Andris Biedriņš e Kristaps Porziņģis. Nas mulheres destacam-se Gunta Baško e Anete Jēkabsone-Žogota.

O Futebol é o terceiro desporto mais popular do país. A seleção letã nunca se qualificou para um mundial mas foi o primeiro – e até agora o único – país báltico a qualificar-se para um campeonato europeu, curiosamente em 2004 quando a competição teve lugar em Portugal.

Kristaps Porziņģis, jogador letão dos New York Knicks



Lituânia

Ao contrário da Letónia, na Lituânia, o Basquetebol não compete com nenhum outro desporto. É, indiscutivelmente, o desporto mais popular. Para ilustrar esta supremacia, principalmente em relação ao Futebol, basta referir que enquanto o LFF Stadium – o estádio “casa” da seleção lituana de Futebol – tem capacidade para apenas cinco mil espetadores, a Žalgiris Arena – o maior pavilhão coberto dos países bálticos – pode concentrar quase dezasseis mil adeptos de Basquetebol. Vários jogadores lituanos passaram pela NBA, como por exemplo Arvydas Sabonis, Šarūnas Marčiulionis, Žydrūnas Ilgauskas, Darius Songaila, Linas Kleiza, Jonas Valančiūnas, Donatas Motiejūnas e Domantas Sabonis. O país está em quinto lugar no ranking mundial da FIBA – enquanto que no ranking da FIFA o máximo que atingiu foi a 37º posição, em 2008 – e já venceu três campeonatos europeus: em 1937, 1939 e 2003. O clube de Basquetebol lituano com mais sucesso é o BC Žalgiris, que já venceu várias competições internacionais.

No Futebol, o país nunca se conseguiu qualificar para um Mundial ou para um Euro, no entanto já teve alguns jogadores que tiveram relativamente sucesso, nomeadamente Edgaras Jankauskas – que passou por Portugal e que ganhou a Champions League com o Futebol Clube do Porto – e Deividas Šemberas, que ganhou a Taça UEFA com o CSKA de Moscovo, em 2005.

A Žalgiris Arena durante um jogo de Basquetebol

 

A nível mundial, há diversos desportos alternativos ao Futebol que, nacionalmente, são mais populares que este. É o caso do Futebol Americano, nos Estados Unidos – país onde o Futebol não é deixado para segundo mas sim para quinto ou sexto plano – ; do Cricket, em vários países asiáticos, na Austrália e na Guiana; do Rugby em vários países da Oceânia; do Ténis de Mesa, na China; do Kick-boxing no Laos e no Camboja; do Wrestling na Mongólia; do Tiro ao Arco no Butão; e do Baseball no Japão, em Taiwan, na Venezuela e em vários países da América Central. Para além de nos países referidos, o Hockey no gelo é o desporto mais popular no Canadá e o Basquetebol é o desporto mais popular também na Filipinas, onde se localiza a maior arena de basquetebol do mundo.

 

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s