O primeiro episódio da série que protagoniza a família animada mais conhecida do mundo, fez hoje 30 anos.
Criados por Matt Groening, os Simpsons fizeram a sua estreia nos ecrãs em 1987 com os The Simpsons Shorts. Estes shorts, de aproximadamente um minuto, eram transmitidos no programa “The Tracy Ullman Show” e tiveram, ao todo, 3 temporadas e 48 episódios. A família aqui apresentada era bastante diferente da família que conhecemos hoje em dia – estava desenhada de uma forma mais angulosa e rudimentar.
Devido ao imenso sucesso dos shorts e ao seu bom feedback , a família passou a adquirir um programa só seu chamado, naturalmente, “The Simpsons”, com episódios de mais ou menos 20 minutos de duração.
O primeiro episódio – “Simpsons roasting on an open fire” – foi lançado no dia 17 de Dezembro de 1989, há exatamente 30 anos. O episódio, provavelmente devido à época do ano em que foi lançado, tem um tema algo natalício e revela como a família adotou Santa’s Little Helper, o seu famoso cão. A primeira temporada foi emitida entre 1989 e 1990 e, como se costuma dizer, “o resto é história”.
Depois de 30 anos, 31 temporadas, quase 700 episódios, 3 aberturas, 30 especiais de Halloween, um filme, centenas de personagens, diversas previsões polémicas, inúmeros momentos inesquecíveis e muitas risadas, os Simpsons continuam em exibição.
Ao longo dos anos muitas coisas se alteraram. A animação foi-se tornando cada vez mais rigorosa. Os temas dos episódios foram mudando consoante o ano. O humor tem vindo a apresentar um teor cada vez mais diferente consoante a época. Algumas personagens icónicas morreram, bem como alguns voice actors como Doris Grau (falecida em 1995, que dava voz à personagem Lunchlady Doris), Phil Hartman (assassinado em 1998, interpretava os cómicos Troy McClure e Lionel Hutz), Marcia Wallace (falecida em 2013, fazia a voz da famosa Edna Krabappel) e Russi Taylor (falecida este ano, para além de dar voz a Minnie Mouse em programas da Disney, trabalhava na série como intérprete das personagens Martin Prince, Üter Zörker, Sherri e Terri e Wendell Borton).
Outros voice actors que vale a pena destacar e que, felizmente, ainda estão vivos são, obviamente, aqueles que desde o final dos anos 80 têm dado voz aos personagens principais – Dan Castellaneta (Homer), Julie Kanver (Marge), Yeardley Smith (Lisa) e Nancy Cartwright (Bart) e – e a vários personagens preponderantes – como Hank Azaria (que dá a voz a Moe Szyslak, a Apu e a muitas outras figuras importantes), Pamela Hayden (que interpreta, principalmente, Milhouse), Harry Shearer (que dá a voz a 29 personagens entre elas Ned Flanders, Seymour Skinner e Lenny Leonard) e Tress MacNeille (que interpreta, maioritariamente, personagens femininas, entre elas Agnes Skinner).
Recordemos alguns dos momentos mais memoráveis da série:










Trinta anos de pura magia!
Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Beatriz Gouveia Santos
Editado por: Cláudio Nogueira