O primeiro episódio dos Simpsons estreou há 30 anos… e o resto é história

O primeiro episódio da série que protagoniza a família animada mais conhecida do mundo, fez hoje 30 anos.

i-simpson

Criados por Matt Groening, os Simpsons fizeram a sua estreia nos ecrãs em 1987 com os The Simpsons Shorts. Estes shorts, de aproximadamente um minuto, eram transmitidos no programa “The Tracy Ullman Show” e tiveram, ao todo, 3 temporadas e 48 episódios. A família aqui apresentada era bastante diferente da família que conhecemos hoje em dia – estava desenhada de uma forma mais angulosa e rudimentar.

Devido ao imenso sucesso dos shorts e ao seu bom feedback , a família passou a adquirir um programa só seu chamado, naturalmente, “The Simpsons”, com episódios de mais ou menos 20 minutos de duração.

O primeiro episódio – “Simpsons roasting on an open fire” – foi lançado no dia 17 de Dezembro de 1989, há exatamente 30 anos. O episódio, provavelmente devido à época do ano em que foi lançado, tem um tema algo natalício e revela como a família adotou Santa’s Little Helper, o seu famoso cão. A primeira temporada foi emitida entre 1989 e 1990 e, como se costuma dizer, “o resto é história”.

Depois de 30 anos, 31 temporadas, quase 700 episódios, 3 aberturas, 30 especiais de Halloween, um filme, centenas de personagens, diversas previsões polémicas, inúmeros momentos inesquecíveis e muitas risadas, os Simpsons continuam em exibição.

Ao longo dos anos muitas coisas se alteraram. A animação foi-se tornando cada vez mais rigorosa. Os temas dos episódios foram mudando consoante o ano. O humor tem vindo a apresentar um teor cada vez mais diferente consoante a época. Algumas personagens icónicas morreram, bem como alguns voice actors como Doris Grau (falecida em 1995, que dava voz à personagem Lunchlady Doris), Phil Hartman (assassinado em 1998, interpretava os cómicos Troy McClure e Lionel Hutz), Marcia Wallace (falecida em 2013, fazia a voz da famosa Edna Krabappel) e Russi Taylor (falecida este ano, para além de dar voz a Minnie Mouse em programas da Disney, trabalhava na série como intérprete das personagens Martin Prince, Üter Zörker, Sherri e Terri e Wendell Borton).

Outros voice actors que vale a pena destacar e que, felizmente, ainda estão vivos são, obviamente, aqueles que desde o final dos anos 80 têm dado voz aos personagens principais – Dan Castellaneta (Homer), Julie Kanver (Marge), Yeardley Smith (Lisa) e Nancy Cartwright (Bart) e – e a vários personagens preponderantes – como Hank Azaria (que dá a voz a Moe Szyslak, a Apu e a muitas outras figuras importantes), Pamela Hayden (que interpreta, principalmente, Milhouse), Harry Shearer (que dá a voz a 29 personagens entre elas Ned Flanders, Seymour Skinner e Lenny Leonard) e Tress MacNeille (que interpreta, maioritariamente, personagens femininas, entre elas Agnes Skinner).

Recordemos alguns dos momentos mais memoráveis da série:

O já referido episódio "Simpsons roasting on an open fire" (T1), primeiro episódio da série
O já referido episódio “Simpsons roasting on an open fire” (T1) primeiro episódio da série.
screenshot_20191217-162451
O episódio “Krusty Gets Busted” (T1), no qual Sideshow Bob é enviado para a prisão por Bart, o que vai despoletar a intensa e marcante rivalidade entre os dois ao longo da série.
screenshot_20191217-162523
O episódio “Bart Gets an F” (T2), que foi, até agora, o episódio dos Simpsons que registou mais audiências televisivas nos EUA, ultrapassando os 30 milhões de espetadores em simultâneo.
screenshot_20191217-162414
“Treehouse of Horror I” (T2), o primeiro de muitos episódios especiais de Halloween.
screenshot_20191217-162642
“The way we was” (T2), o episódio que retrata o modo como Homer e Marge se conheceram, na escola secundária.
screenshot_20191217-162914
O episódio “Who shot Mr.Burns”(T6, T7), que está dividido em duas partes e que nos envolve num thriller bastante cómico e intrigante.
screenshot_20191217-162546
O episódio “Homer’s Enemy” (T8) marcado pela participação de Frank Grimes, que apesar de aparecer em poucos episódios, se tornou uma personagem de culto do programa.
screenshot_20191217-162619-1
Flanders, vizinha dos Simpsons e mulher do famoso Ned Flanders, no episódio “Alone again natura-diddily” (T11).
screenshot_20191217-162706
O episódio “Bart to the future”(T11), que é um dos mais polémicos da série. No futuro, uma Lisa adulta e presidente dos E.U.A. faz referência a um determinado “Presidente Trump”. Este episódio é de 2000… e em 2016 Donald Trump acabou mesmo por ser eleito.
screenshot_20191217-162818
O filme dos Simpsons, de 2007.

Trinta anos de pura magia!

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s