Festival da Canção 2024: Entrevista ao diretor Gonçalo Madaíl

No dia 18 de janeiro, o Jornal desacordo fez a cobertura da apresentação à imprensa do Festival da Canção 2024 , realizando algumas entrevistas. Uma das entrevistas que não foi possível realizar nesse momento foi a de Gonçalo Madaíl, diretor do Festival da Canção.

Procurámos entender o que poderíamos esperar desta edição do Festival da Canção e obter uma perspetiva de alguém que participa ativamente na organização do evento. Questionámos Gonçalo Madaíl sobre o porquê do evento continuar a ser feito inteiramente nos estúdios da RTP, tendência que se começou a verificar desde 2021, devido á pandemia de Covid-19, e que não se reverteu. A última vez que o Festival da Canção saiu da Avenida Marechal Gomes da Costa foi em 2020, quando a Grande Final do programa se realizou em Elvas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Festival da Canção 2020 (Fonte: RTP – Pedro Pina)

A entrevista

Gonçalo Madaíl (Fonte: Jornal Desacordo – José Pereira)

Está satisfeito com o “nível” das canções que se apresentam no Festival da Canção 2024?

Muito satisfeito. Não só pela diversidade de estilos e abordagens, como pela qualidade técnica das gravações e da produção musical em geral.

Qual o maior desafio de organizar um programa com tamanha dimensão (a vários níveis, inclusive histórica)?

O grande desafio é mesmo o de assegurar a qualidade técnica e estética de tantas atuações distintas, mantendo um nível de qualidade digno do século XXI. A par disto, um equilíbrio perfeito entre as centenas de profissionais envolvidos, cujo lema é receber os artistas com humanismo, entusiasmo e transparência. É importante não esquecer que todos os profissionais envolvidos têm outras operações televisivas em mãos, ao longo de todo o ano.

Podemos esperar novidades nesta edição do Festival da Canção? Se nos puder desvendar algumas, quais?

Teremos novidades, especialmente, relacionadas com a celebração dos 60 Anos de existência do Festival. Será uma oportunidade para celebrarmos a sua história e os seus muitos rostos e vozes. As surpresas deverão manter-se até ao dia!

Havia a intenção de organizar a final do Festival fora dos estúdios da RTP, contudo, tal não se concretizou. Porque é que a final do Festival continua a ser à porta fechada nesta edição? Podemos esperar que esta tendência seja quebrada na edição de 2025 do Festival da Canção?

A expressão “à porta fechada” parece-me um pouco exagerada. Talvez “à porta controlada” seja mais ajustado, devido às limitações de espaço em estúdio. Há muitas razões para esta decisão – a produção deste evento televisivo tem-se tornado mais exigente e complexa, a pensar na qualidade inexcedível de cada atuação, seja a concurso, seja convidada. São muitas dezenas de artistas e atuações, que merecem um tratamento cénico especial e distinto.

Além disso, e como se trata de uma sequência sem pausas de duas semifinais e uma final, os trabalhos em estúdio duram ininterruptamente 1 mês, entre ensaios e conteúdos pré-gravados (com momentos extra como a abertura da Final). Numa sala com outras ocupações, seria muito difícil. O estúdio oferece todas estas garantias, mas nada impede que, no futuro, venhamos a considerar voltar a uma sala ou recinto de espetáculos.

Palco do Festival da Canção 2023 [Estúdio 1 da RTP] (Fonte: RTP – Pedro Pina)

Informações Sobre o Festival da Canção 2024

Já começaram as preparações e montagens para a realização deste que é o mais antigo programa de entretenimento da Televisão Portuguesa.

Na comemoração dos 60 anos do Festival da Canção são imensas as surpresas que se estão a verificar em termos de convites. Vários artistas e apresentadores que fazem (grande parte deles) parte da história deste programa foram convidados para participar nesta grande festa da música portuguesa.

Entre os vários convidados (confirmados até agora) estão:

Adelaide FerreiraElisaJúlio IsidoroSofia Morais
Alex D’Alva TeixeiraHelena IsabelMargarida Mercês de MelloSónia Araújo
Ana Lua CaianoHerman JoséMilhanasTânia Ribas de Oliveira
Ana Paula ReisInês SantosPaulo de CarvalhoThe Black Mamba
AnabelaIsabel CampeloPedro FernandesTó Cruz
António SalaIsauraPedro GrangerTozé Brito
Catarina FurtadoJorge GabrielRita GuerraVânia Fernandes
DelfinsJosé Carlos MalatoSelma Uamusse
Eládio ClímacoJosé Nuno MartinsSimone de Oliveira
Paulo de Carvalho (Fonte: RTP)
Mimicat (Fonte: RTP)

Fica ainda por determinar o envolvimento especifico de cada um destes convidados no que será esta edição do Festival.

A primeira semifinal do Festival da Canção 2024 será transmitida já no dia 24 de fevereiro a partir das 21 horas, na RTP 1. A segunda semifinal e a final estão marcadas para os dias 2 e 9 de março, respetivamente.

Espera-se que os ensaios gerais para o primeiro dos três espetáculos comecem na próxima semana. Será a primeira oportunidade de os artistas pisarem o palco desta edição do Festival e ensaiarem a sua atuação.

Escrito por: José Pereira.

Editado por: Marta Ricardo.

Um pensamento sobre “Festival da Canção 2024: Entrevista ao diretor Gonçalo Madaíl

Deixe um comentário