Júlia Machado Representa Portugal no Junior Eurovision Song Contest 2023 Com “Where I Belong”

Na sequência da sua vitória na edição portuguesa do concurso talentos “The Voice Kids” (25/06/2023), Júlia Machado foi convidada pela RTP para representar Portugal no Junior Eurovision Song Contest que se realiza este ano a 26 de novembro, na cidade de Nice, na França. A canção portuguesa foi revelada dia 9, às 15 horas no canal de youtube oficial do concurso internacional. O tema que nos vai representar é “Where I Belong“, uma composição de Fernando Daniel, João Direitinho, Aurora Pinto e Luís “Twins” Pereira que se têm afirmado como nomes fortes do pop português

Júlia Machado tem 12 anos e vive em Nova Jérsia, nos Estados Unidos. Durante o programa de talentos emitido pela RTP, a jovem cantora mostrou um percurso mais ligado à música pop que se veio a confirmar com a escolha de Fernando Daniel para seu mentor.

Júlia Machado (Fonte: RTP)
A Canção

Where I Belong” é uma canção pop, o que vai de acordo com as expetativas criadas de uma forma generalizada aquando do anúncio dos compositores do tema feito pela RTP. A canção descreve-nos uma jornada na qual a protagonista se encontra num local ou situação indesejada e deseja alcançar uma vida melhor num lugar onde pertença. A letra reflete os riscos e incertezas que essa procura acarreta.

Esta canção tem um grande significado para a intérprete por dois grandes motivos. O primeiro, sendo o grande distanciamento do seu país porque, recordo que Júlia Machado reside, atualmente, nos Estados Unidos, expressando por isso a sua vontade de estar no local onde pertence que é, de acordo com esta perspetiva, Portugal. Para além disso, a cantora de 12 anos admitiu ter sido vitima de Bullying, o que torna esta canção um hino de libertação para todos aqueles que sofrem devido a este fenómeno. Júlia Machado pretende que este tema seja um “grito de solidariedade” para quem é atormentado com esta problemática.

Ao longo da canção, as influências dos compositores para a sonoridade do tema são notáveis, não apresentando grandes surpresas nesse sentido.

Os Compositores

Aurora Pinto foi finalista da edição de 2021 do The Voice Kids Portugal fazendo o seu percurso com a mentora Marisa Liz. Esta edição do programa elegeu Simão Oliveira para representar Portugal na Eurovisão Júnior do mesmo ano que se realizou em Paris.

Fernando Daniel é, aos dias de hoje, um dos nomes maiores do Pop português. Foi com a sua passagem pelo The Voice Portugal 2016 que se popularizou, conseguindo mesmo a vitória no concurso. Desde então o artista tem lançado sucesso atrás de sucesso com o auxilio da sua tremenda técnica vocal que é já imagem de marca.

As experiências “eurovisivas” não são novas para Fernando Daniel. Além de já ter participado no Festival da Canção de 2017 (método de seleção português para a Eurovisão) com a canção “Poema a Dois“, de Henrique Feist (5º lugar na Grande Final), Fernando Daniel compôs, juntamente com Diogo Clemente, “O Rapaz“, tema cantado por Simão Oliveira que nos representou na edição de 2021 do Festival Eurovisão Júnior da Canção, alcançando o 11º lugar, até àquela data a melhor classificação alcançada por Portugal no concurso que contou com a participação de 19 países. Este recorde viria a ser quebrado no ano posterior, em Erevan, na Arménia, com a canção “Anos 70“, escrita por Agir e Carolina Deslandes e interpretada por Nicolas Alves (8º lugar em 16 países participantes).

Twins é o nome artístico de Luís Pereira, compositor prolífico, essencialmente na área do pop. Este nome também não é estranho quando se fala em Eurovisão e nem precisamos de ir muito longe para identificar a sua contribuição para este concurso. Luís “Twins” Pereira é também compositor do tema que Mimicat defendeu nesta edição do Eurovision Song Contest (“Ai Coração“) alcançando um respeitável 23º lugar na Grande Final.

O compositor português esteve também envolvido em diversos trabalhos de Fernando Daniel, outro dos compositores do tema.

João Direitinho, vocalista dos ÁTOA, integra também esta lista de autores. o artista compôs vários temas com Fernando Daniel, Mafalda Creative, entre outros artistas, para além de também participar no processo de composição dos temas do seu grupo musical.

Aurora Pinto, Fernando Daniel, Júlia Machado, Luís “Twins” Pereira e João Direitinho (Fonte: Festival da Canção [Instagram])
Junior Eurovision Song Contest 2023

O Festival Eurovisão Júnior da Canção 2023 tem data marcada para 26 de novembro às 15 horas (Portugal Continental). Portugal procura, pelo 3º ano consecutivo, quebrar o recorde que diz respeito à classificação do país no concurso. As próximas semanas vão ser de intensas preparações das várias questões relacionadas ao evento e à apresentação em palco da canção portuguesa.

Este ano, o concurso acontece em Nice, na França, após a vitória do país representado por Lissandro com “Oh Maman!” na edição antecedente em Erevan.

Portugal avança para a sua 8ª participação no certame internacional, fazendo a sua estreia em Bucareste, no ano de 2006.

Até à data da escrita deste artigo, apenas a Arménia e o Reino Unido não anunciaram os seus representantes no concurso.

8 países dos 16 em competição já revelaram qual o tema que os vai representar. São eles a Albânia, a anfitriã França, a Alemanha, os Países Baixos, a Polónia, Portugal, a Espanha e a Ucrânia.

Esta edição é também marcada pela estreia da Estónia na versão júnior da Eurovisão.

Modelo 3D do palco desta edição do concurso (Fonte: France Télévisions)

Ouve aqui “Where I Belong“, a participação portuguesa no Junior Eurovision Song Contest 2023:

Escrito Por: José Pereira

Editado Por: Bianca Carvalho

Deixe um comentário