Anúncio banido por utilizar imagens de Maddie McCann para assinalar o Dia da Mãe

A Autoridade dos Padrões Publicitários repreendeu, esta quarta-feira, uma rulote de hambúrgueres, com sede em Inglaterra, após receber três queixas sobre o conteúdo publicitado. “Com hambúrgueres tão bons, vai deixar os seus filhos em casa. O que é que pode acontecer de mau?”.

Madeleine McCann, desaparecida desde 3 de maio de 2007, foi protagonista de um anúncio da empresa The Otley Burguer Company, no Reino Unido.

Em causa está a publicidade feita pela rulote de hambúrgueres para assinalar o Dia da Mãe, em Inglaterra. “Com hambúrgueres tão bons, vai deixar os seus filhos em casa. O que é que pode acontecer de mau?”, podia ler-se na publicação feita nas redes sociais da empresa, juntamente com uma imagem de Madeleine e sua mãe, Kate McCann. É visível ainda um homem a correr com uma pequena fotografia de Madeleine nas mãos, acompanhada pela seguinte mensagem: “Feliz Dia das Mães para todas as mães”.

Anúncio publicado pela The Otley Burguer Company | Fonte: Facebook

O anúncio foi partilhado no Facebook, no Instagram e no Twitter no dia 27 de março, tendo sido banido após três reclamações feitas à Advertising Standards Authority (ASA) — Autoridade dos Padrões Publicitários, em português. Segundo a Sky News, esta quarta-feira de manhã ainda se encontrava disponível a imagem no Facebook. Contudo, pelo que o Desacordo conseguiu apurar, essa também já foi eliminada.

A ASA sublinhou, em comunicado, que não devem recorrer a imagens chocantes para atrair atenção, assim como os anúncios não devem conter material angustiante, com ofensas graves ou generalizadas.

A ASA disse que, no momento em que uma reclamação foi feita, os anúncios haviam sido removidos, mas a empresa foi lembrada do seu dever de anunciar de forma responsável naquele momento.

Consideramos que qualquer referência a uma criança desaparecida provavelmente seria angustiante e que, no contexto de um anúncio que promovia uma empresa de hambúrguer, o sofrimento causado era injustificado.

Refere a ASA, citada pela SkyNews

A  entidade supervisora da publicidade no Reino Unido acrescenta, ainda, que as imagens  “trivializaram ainda mais as circunstâncias que rodearam o desaparecimento de Madeleine e banalizaram uma notícia angustiante sobre relatos de sequestro de crianças e crimes graves”.

Não é a primeira vez, de acordo com a BBC News, que a empresa Otley Burguer Company publica conteúdos controversos, tendo partilhado imagens de famosos assassinos em série, no ano passado, para celebrar o Dia do Pai.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, num apartamento na Praia da Luz, no Algarve.

Escrito por: Maria Santos

Editado por: Rita Tavares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s