Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Relembram-se hoje, dia 27 de janeiro, as vítimas dos ataques nazis e os seus colaboradores, “sob a sombra da pandemia de Covid-19”, realça António Guterres no seu discurso pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Em 1945 celebrou-se a libertação do campo Auschwitz-Birkenau. Para a construção de um mundo justo e solidário, importa conhecer e ensinar o Holocausto de modo a evitar os perigos de racismo, intolerância e ódio. “O que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer”, escreveu Anne Frank.

Fonte | U.Porto

Infelizmente, não podemos ignorar o aumento da indiferença e da violência e, por essa razão, é nosso dever agir para que os direitos fundamentais não sejam ignorados e violados.  A descriminação, as posições políticas ou a homofobia, outrora já causaram grandes atrocidades no passado, como o assassínio de milhares de judeus.

O dia foi relembrado por vários países e figuras públicas. Centenas de vítimas do Holocausto na Áustria e na Eslováquia foram hoje vacinadas contra a Covid-19, como gesto de retribuição – “Devemos-lhes isso”, afirma Erica Jakubovits, responsável pelo processo de vacinação da comunidade judaica de Viena. No final da audiência geral, também o Papa Francisco deixou as seguintes palavras: “Tenham atenção, vejam como começou esta estrada de morte, de extermínio, de brutalidade. Lembrar é condição para um futuro melhor de paz e fraternidade”.

A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) relembrou as vítimas num discurso de António Guterres, Secretário- Geral das Nações Unidas, partilhado nas redes sociais.

Escrito por: Maria Santos

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s