João Machado : “O que me motiva é poder fazer a diferença para todos os ISCSPianos”

O atual presidente João Machado é concorrente pela Lista P à presidência da Associação de Estudantes. Em conversa com o Desacordo, contou o plano da lista e a sua missão para com todos os ISCSPianos. O aluno de mestrado em Ciência Política é uma cara conhecida na faculdade, uma vez que é a segunda vez que se candidata aos órgãos sociais da AE.

O seu gosto pelo associativismo surgiu no secundário, quando o mesmo foi presidente de mesa da associação de estudantes da escola que frequentava. Hoje, sente a pressão do cargo no ensino superior , onde comenta que pode fazer uma diferença.

A AEISCSP é muito mais que um edifício ou serviços, é as pessoas que fazem parte dela e todos os ISCSPIanos contam nesta equação. – João Machado

Fonte : Instagram da Lista P

O que é que os estudantes podem esperar de si?

A Lista P apresenta aos estudantes um programa concreto, realista e credível, sendo que, por isso mesmo, podem esperar uma Lista profundamente responsável e capaz de ser consequente com as propostas que visam a melhoria das condições dos ISCSPianos. Para que o nosso trabalho possa ser dirigido a todos os estudantes do Instituto, a Lista P reúne ainda alunos de todos os cursos e de vários ciclos de estudo. Só assim conseguiremos entregar representatividade e consolidar uma proximidade tão determinante.

Como decorreu o processo de formação da lista?

Foi exigente pois falámos com vários estudantes, diria até mesmo centenas. É importante referir que a Lista P não começou a trabalhar na última semana, nós levámos meses a falar com vários estudantes, construir um programa responsável e analisar o seu impacto na vida académica. Qualquer candidatura que seja credível para a AEISCSP não o faz no espaço de 1 ou 2 semanas mas sim de meses, os ISCSPianos merecem esse esforço e esse trabalho pela associação que os representa.

Quais considera serem os principais pilares da sua candidatura?

A nossa candidatura tem vários pilares: 1) Mudança pedagógica de modo a corrigir a injustiça que é várias turmas apenas terem o modelo de avaliação final como o único disponível; 2) O reforço da Ação Social Escolar 3) Uma postura combativa, junto da Câmara Municipal de Lisboa pelo reforço dos transportes no Campus Universitário da Ajuda. 4) Um programa inovador de combate ao abandono escolar e às dificuldades académicas; 5) Continuar a gestão financeira de forma responsável e transparente; 6) Reforçar a proximidade aos estudantes do ISCSP, tanto numa vertente física, mas também no online;

Quais os planos para o campo financeiro, tendo em consideração a situação financeira da AEISCSP?

Somos a única lista que apresenta medidas neste âmbito. É simples de explicar, mas difícil de executar. Temos de continuar o caminho de redução de dívida, garantindo um serviço de qualidade aos ISCSPianos.

Como é que isso se alcança?

Através do aumento do lucro com os serviços prestados (e neste ponto veja-se a evolução do Posto de Vendas da AEISCSP que tem sido um dos garantes da nossa autonomia, e é hoje um serviço de excelência); do financiamento de entidades externas, como o vending e o novo espaço publicitário, mas também através de uma análise detalhada às despesas e lucros de modo a garantir que todas as festas, atividades e serviços contribuem para criar um superavit nas nossas contas e ir abatendo a dívida. 

Para além do campo financeiro, que outros setores considera que necessitam de maior foco e preocupação?

O acompanhamento do atual sistema de ensino é muito importante e é preciso garantir, neste sentido, que os estudantes continuam a ver os seus direitos garantidos. Outro ponto é ainda a aposta nas modalidades desportivas de baixo risco (online e físicas), providenciando ferramentas e conteúdos para que os estudantes em casa possam praticar desporto.

Gostava também de destacar a promoção de vários eventos de âmbito académico, em conjunto com os núcleos de Estudantes, mas também a aproximação do ISCSP aos estudantes do ensino secundário seja através de presenças em feiras de ensino superior, de sessões nas escolas ou na aposta mais forte no Open Day do ISCSP.

Que alterações considera que sejam importantes realizar dentro da AEISCSP?

Um esforço acrescido em garantir um clima de proximidade e abertura face aos estudantes, apostando na melhoria da comunicação dos nossos espaços físicos: o Posto de Vendas e o piso da AE, ambos abertos a todos os estudantes. A Lista P tem, para além dos candidatos, muitos colaboradores e todos eles pertencem a diferentes turmas e ciclos de estudos e estão preparados para ir ao encontro das necessidades dos colegas.

Tendo em conta a atual situação pandémica, como é que pretendem promover uma prática desportiva segura?

A prática desportiva, que é extremamente importante, deve continuar a ser uma aposta da AEISCSP. Recorde-se que no ano passado tivemos um número record de atletas e de modalidades, e a pandemia não pode estagnar tudo o que é desporto. Neste sentido, continuaremos a competir nos campeonatos universitários com todas as condições de segurança, apostar no e-gaming e nas modalidades competitivas de baixo risco e dotar os estudantes de ferramentas (workshops, planos de treino e etc) que lhes permitam praticar exercício físico e desportivo mesmo no atual contexto. 

Tendo em conta o debate e os comentários deste, e para esclarecer os eleitores: existe mistura entre associativismo e ideologias políticas?

No entender da Lista P a única ideologia pela qual nos devemos reger é a vontade dos ISCSPianos. Naturalmente que, a AEISCSP terá de tomar opções políticas, mas antes de as tomar o principal objetivo é perceber quais as medidas que os ISCSPianos querem ver aprovadas. Esta parece-me ser uma grande diferença entre a Lista P e a outra Lista: nós ouvimos os ISCSPianos para tomar as decisões, enquanto me parece que o outro lado tenta “impor” uma visão ideológica aos alunos. Aliás, na última Assembleia Geral, os ISCSPianos presentes aprovaram por larga maioria várias posições – a que todos os estudantes tiveram acesso – relativas ao Ensino Superior e agora a Lista A vem propor, com toda a legitimidade, visões contrárias às que os ISCSPianos democraticamente decidiram na nossa Assembleia.

Quer deixar uma mensagem final à comunidade ISCSPiana?

Que participem nestas eleições, e que o façam de forma consciente e informada. Todos nós fazemos falta, ainda por mais neste momento pandémico onde a nossa voz não pode faltar. Por outro lado, deixo uma mensagem de confiança na única lista que defende uma verdadeira representatividade, tem um plano concreto que aborda vários temas e que tem uma postura responsável, sem ceder à demagogia. Por isso mesmo, espero que no dia 17 possamos dar juntos o Próximo Passo.

Convido todos os ISCSPianos a lerem e darem ainda mais sugestões para o nosso programa eleitoral.

Fonte : Instagram da Lista P

Escrito por: Mariana Rodrigues

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s