Tomada de Posse do Jornal desacordo

“O Jornal desacordo, como todos sabem, é um jornal desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, mas o que nem todos sabem é que surgiu da rejeição ao novo Acordo Ortográfico. Embora eu também não seja fã destas novas “escritas”, não deixo de achar isto irónico. O desacordo cresce porque nós crescemos. É um meio de aprendizagem, é um sítio de partida. Quem aqui entra e se entrega a este projeto não fica indiferente. Diz-se “older is better”, porém eu espero mesmo que não! O ser humano não foi feito para estar estagnado e como o desacordo não é feito de folhas de papel nem de cliques online, mas sim de pessoas, é necessário e inevitável que o jornal nos acompanhe e se adapte aos novos tempos.

Lembro-me do email de candidatura que enviei para o desacordo, de o reler vinte vezes, assim como todos os artigos seguintes que escrevi e editei, porque, mais do que um cargo para juntar aos nossos LinkedIns, o desacordo é uma paixão. Não recebemos dinheiro nem fama pelo nosso empenho, nem é isso que pretendemos! Escrevemos para vocês porque gostamos do que fazemos. Gostamos de ser profissionais, de ajudar, de informar e de partilhar histórias. E, por essa mesma razão, eu estou orgulhosa e feliz de tomar posse como Diretora do desacordo, juntamente com a minha colega Mariana Mateus, que sei ser responsável, profissional e capaz, se calhar até mais pronta que eu para o cargo que nos foi colocado nas mãos. Por isso, eu agradeço esta honra ao ex-Diretor Cláudio Nogueira, pelo voto de confiança que nos foi dado. Assim como a todos os Diretores anteriores que ao longo do tempo foram passando o testemunho.”

Júlia Varela

Diretora do Jornal desacordo 

“O Jornal desacordo é um espaço onde podemos pôr em prática aquilo que nos foi ensinado ou, caso estejamos a falar de um redator que não estude na área da comunicação, pôr à prova os conhecimentos dos autodidatas.

É também um espaço de reflexão, de partilha, de opiniões e de onde nascem novas paixões. É uma oportunidade para percebemos quais as nossas áreas prediletas, os temas que acendem a chama do prazer pelas palavras e, por outro lado, as temáticas que não nos aquecem nem arrefecem.

Quando entrei nesta maravilhosa casa, a Daniela Carvalho, então Diretora, deu-me a confiança que precisava para escrever sobre o que me movia. No meu primeiro artigo, saí à rua com amigos e outros milhares de manifestantes que apelavam pelo fim de um mundo em que se fecham os olhos ao estado deteriorado do nosso Planeta e que tapam os ouvidos para não ouvir o choro da Mãe Natureza. Foi bom partilhar o meu ponto de vista com quem seja que lesse. Poderia até ter tido só três leitores (que, felizmente, não foram), mas gostei do sentimento de saber que a minha opinião não estava somente dentro de mim.

Depois, no meu segundo ano de faculdade, o Cláudio Nogueira depositou em mim (e nos meus colegas de cargo) a confiança de ser editora. Pude ler artigos fantásticos e ver vários redatores, tal como eu, a partilharem as suas opiniões.

E este ano, o Cláudio atribuiu a mim e à Júlia Varela o cargo de Diretoras. O título bonito vem carregado de responsabilidades e de trabalho, mas também de uma grande alegria de poder dividir tarefas com uma talentosa amiga.” 

Mariana Mateus

Diretora do Jornal desacordo

E porque não poderíamos deixar de escrever uma mensagem assinada por ambas: 

“Neste ano incerto que se avizinha, esperamos corresponder às expectativas que nos foram colocadas e prometemos dar o nosso melhor. Damos ainda as boas-vindas aos novos iscspianos e um “Olá novamente!” àqueles que já cá estão. Esperamos poder fazer deste o melhor pior ano letivo. Para garantir que será um ano repleto de excelentes artigos, nomeamos 5 editores para a nossa equipa: Gabriel Reis, Miguel Costa, Mariana Rodrigues, Rafaela Boita e Inês Conde. Esperemos que também eles se sintam tão bem recebidos como nós nos sentimos na equipa de editores do ano passado. Damos-lhe as boas vindas, e a todos, bem-vindos a casa.”

Júlia e Mariana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s