Dadas a conhecer as vistas que o Norte e o Centro de Portugal têm para oferecer, eis o que o Sul e as duas regiões autónomas portuguesas proporcionam aos seus visitantes.
Setúbal
Este distrito é a casa do Estuário do Sado, onde é possível fazer agradáveis passeios de barco que incluem degustação de vinhos, queijos e tortas de Azeitão e, com sorte, avistamentos de golfinhos. As praias da Costa da Caparica e do litoral alentejano são igualmente destinos bastante agradáveis, bem como a cidade ribeirinha de Setúbal onde é aconselhável uma travessa de choco frito!
Subindo, há o Parque Natural da Arrábida e indo mais para o interior, com uma pitada de história, há o Castelo de Palmela, na vila com o mesmo nome.
Por fim, para apreciar um pouco a vida selvagem, há o Badoca Safari Park na zona de Santiago do Cacém.


Évora
Na histórica cidade de Évora há dois pontos essenciais a visitar: o templo de Diana, uma espécie de Acrópole em miniatura, e a capela dos ossos, feita do mesmo material.
Para desfrutar de um quente dia de Verão os sítios indicados são os complexos de piscinas de Vendas Novas e Montemor-o-Novo.
Ainda no concelho, está localizado o Monte Selvagem, um tipo de zoológico diferente mas muito dinâmico.


Beja
Em Odemira, o único concelho litoral deste distrito, fica Porto Covo – vila imortalizada na canção de Rui Veloso com o mesmo título – e Vila Nova de Mil Fontes. Ambas abarcam praias e pequenas construções pitorescas.
Outro concelho recomendável para quem aprecie ambientes mais calmos e queira fugir da azáfama da cidade é Castro Verde. Por fim, na cidade capital, destaque-se o Castelo de Beja, o Museu Rainha D. Leonor e a Vila Romana de Pisões.

Faro
A costa Algarvia é atrativa não só para os portugueses mas também para muitos estrangeiros. As singulares formações rochosas das praias e as agradáveis marinhas e animada vida noturna das cidades costeiras embevecem qualquer um. Para quem gosta de caminhadas, um circuito interessante é o de Benagil, com as suas grutas impressionantes. No interior Algarvio, o ponto de interesse mais rico em história é Silves.
Outros dois sítios a visitar, embora não em tempo de pandemia, são os parques aquáticos Aquashow e Slide and Splash, proporcionadores de muita diversão, principalmente para os mais pequenos!




Açores
Situado no meio do Oceano Atlântico, o arquipélagos dos Açores tem belíssimas paisagens naturais. A Lagoa das Sete Cidades, do Canário e de Santiago, na ilha de São Miguel, oferecem autênticas paisagens paradisíacas.
Para além disso, se a Serra da Estrela é o ponto de maior altitude de Portugal continental, a Montanha do Pico, na ilha com o mesmo nome, é o ponto mais alto de Portugal inteiro com 2351 metros!

Madeira
Um dos elementos mais característicos do arquipélago da Madeira são as suas casinhas típicas de Santana. Em termos de paisagens, é de recomendar o Cabo Girão, o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo e, por fim, para quem gosta de futebol, uma visita ao museu CR7 é obrigatória!

E então? Que distrito português lhe desperta mais interesse? Visite Portugal!
Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Beatriz Gouveia Santos
Editado por: Júlia Varela