Conhecer Portugal – o melhor do Sul e regiões autónomas

Dadas a conhecer as vistas que o Norte e o Centro de Portugal têm para oferecer, eis o que o Sul e as duas regiões autónomas portuguesas proporcionam aos seus visitantes.

Setúbal
Este distrito é a casa do Estuário do Sado, onde é possível fazer agradáveis passeios de barco que incluem degustação de vinhos, queijos e tortas de Azeitão e, com sorte, avistamentos de golfinhos. As praias da Costa da Caparica e do litoral alentejano são igualmente destinos bastante agradáveis, bem como a cidade ribeirinha de Setúbal onde é aconselhável uma travessa de choco frito!
Subindo, há o Parque Natural da Arrábida e indo mais para o interior, com uma pitada de história, há o Castelo de Palmela, na vila com o mesmo nome.
Por fim, para apreciar um pouco a vida selvagem, há o Badoca Safari Park na zona de Santiago do Cacém.

Castelo de Palmela

Badoca Safari Park

 

Évora
Na histórica cidade de Évora há dois pontos essenciais a visitar: o templo de Diana, uma espécie de Acrópole em miniatura, e a capela dos ossos, feita do mesmo material.
Para desfrutar de um quente dia de Verão os sítios indicados são os complexos de piscinas de Vendas Novas e Montemor-o-Novo.
Ainda no concelho, está localizado o Monte Selvagem, um tipo de zoológico diferente mas muito dinâmico.

Templo de Diana

Complexo de piscinas de Montemor-o-Novo

 

Beja
Em Odemira, o único concelho litoral deste distrito, fica Porto Covo – vila imortalizada na canção de Rui Veloso com o mesmo título – e Vila Nova de Mil Fontes. Ambas abarcam praias e pequenas construções pitorescas.
Outro concelho recomendável para quem aprecie ambientes mais calmos e queira fugir da azáfama da cidade é Castro Verde. Por fim, na cidade capital, destaque-se o Castelo de Beja, o Museu Rainha D. Leonor e a Vila Romana de Pisões.

Porto Covo

 

Faro
A costa Algarvia é atrativa não só para os portugueses mas também para muitos estrangeiros. As singulares formações rochosas das praias e as agradáveis marinhas e animada vida noturna das cidades costeiras embevecem qualquer um. Para quem gosta de caminhadas, um circuito interessante é o de Benagil, com as suas grutas impressionantes. No interior Algarvio, o ponto de interesse mais rico em história é Silves.
Outros dois sítios a visitar, embora não em tempo de pandemia, são os parques aquáticos Aquashow e Slide and Splash, proporcionadores de muita diversão, principalmente para os mais pequenos!

Benagil

Avenida em Lagos, um dos muitos agradáveis locais do Algarve

Slide & Splash

Aquashow

 

Açores
Situado no meio do Oceano Atlântico, o arquipélagos dos Açores tem belíssimas paisagens naturais. A Lagoa das Sete Cidades, do Canário e de Santiago, na ilha de São Miguel, oferecem autênticas paisagens paradisíacas.
Para além disso, se a Serra da Estrela é o ponto de maior altitude de Portugal continental, a Montanha do Pico, na ilha com o mesmo nome, é o ponto mais alto de Portugal inteiro com 2351 metros!

Lagoa das Sete Cidades

 

Madeira
Um dos elementos mais característicos do arquipélago da Madeira são as suas casinhas típicas de Santana. Em termos de paisagens, é de recomendar o Cabo Girão, o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo e, por fim, para quem gosta de futebol, uma visita ao museu CR7 é obrigatória!

casas-santana.jpeg

Casinhas de Santana

 

E então? Que distrito português lhe desperta mais interesse? Visite Portugal!

 

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados. 

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s