10 Years Challenge na Música

Após inúmeros “10 Years Challenge”, é a vez de analisar mais um e desta vez no panorama musical. Ao longo deste artigo vai ser analisado quais eram as músicas e os álbuns nos topos das tabelas internacionais norte-americanas mais conceituadas, nomeadamente da Billboard Hot 100 e da Billboard 200.

billboard_logo_640.jpg

A 25 de fevereiro de 2009, a música que ocupava o número um norte-americano era Right Round do Flo Rida. Na segunda e terceira posição encontramos, respetivamente, Dead and Gone do T.I. e Crack A Bottle do Eminem. A fechar o top 5 de há uma década encontramos Heartless de Kayne West e o hit de início de carreira de Lady Gaga, a música Just Dance. Para concluir o top 10 da semana de 25 de fevereiro de 2009, encontramos músicas que marcaram gerações e que continuam a ser passadas em quase todas as discotecas e bares portugueses: Single Ladies de Beyoncé, Poker Face de Lady Gaga ou Gives You Hell da banda The All-American Rejects.

Atualmente, estamos perante um momento histórico relativamente ao top 3 norte americano. Apenas os The Beatles, em 1964, tinham conseguido o marco de ter três músicas no top 3, simultaneamente. No dia 23 de fevereiro de 2019, a cantora norte-americana Ariana Grande fez história: na primeira posição e pela quarta semana seguida encontramos a musica 7 rings, na segunda posição temos Break Up With Your Girlfriend Cause I’m Bored, e por fim, na terceira posição encontramos uma das maiores músicas do final de 2018 e do início de 2019, um marco na carreira de Ariana Grande, encontramos Thank U Next. Tendo por base o “pódio” podemos notar que a indústria musical está perante uma supremacia da cantora norte-americana que construiu e produziu o seu quinto álbum, Thank U Next, cercas de 8 meses depois do lançamento do seu quarto álbum, Sweetener (vencedor de um Grammy na categoria de “Best Pop Vocal Album”).

A fechar o top 5 de 2019 encontramos Without Me da cantora norte-americana Halsey na quarta posição, e Sunflower de Post Malone e Swae Lee na quinta posição. No top 10 temos canções como Sicko Mode, colaboração de Travis Scott e Drake, na posição 7, e na posição 10 uma das canções de verão, East Side de Benny Blanco, Khalid e Halsey. Analisando globalmente esta tabela de classificações notamos que o Hip-Hop e o Rap são os géneros predominantes enquanto o Rock ocupa apenas uma pequena parte; em termos individuais, os artistas com maior frequência são a cantora norte-americana Ariana Grande, Lil Baby ou Billie Eilish, considerada por muitos a artista revelação de 2018 já com paragem marcada em Portugal.

Relativamente aos álbuns ou EPs dos artistas, analisamos a tabela Billboard 200. Em 2009 nesta mesma altura encontramos o terceiro álbum da cantora norte americana Taylor Swift, o Fearless na primeira posição. Na segunda e terceira posição temos o álbum Uncle Charlie do Charlie Wilson e o álbum The Fray da banda The Fray respetivamente. A fechar os cinco primeiros lugares temos o álbum da banda Nickelback chamado Dark Horse e na quinta posição o álbum I Am… Sasha Fierce da cantora norte-americana Beyoncé. Ao longo da análise da Billboard 200 encontramos álbuns como a banda sonora de High School Musical, o primeiro álbum de Adele chamado 19, ou ainda The Fame de Lady Gaga.

Atualmente, o álbum detentor da primeira posição desta tabela internacional é o quinto álbum da cantora norte-americana Ariana Grande, Thank U Next. Na segunda e terceira posição encontramos duas bandas sonoras marcantes de 2018: a banda sonora de Bohemian Rhapsody na 2ª posição e a banda sonora de A Star Is Born na 3ª posição. Para completar o top 5 temos o álbum dos Florida Georgia Line, Can’t Say I Ain’t Country, e na quinta posição devido ao seu lançamento em plataformas de streaming como o Spotify, encontramos a primeira mixtape de Drake, So Far Gone. Ao longo das 200 posições encontramos inúmeras bandas sonoras e álbuns como Stoney de Post Malone ou Blonde de Frank Ocean.

Fica em baixo os links das tabelas norte-americanas que serviram de base para este artigo:

Músicas/Singles: https://www.billboard.com/charts/hot-100

Álbuns: https://www.billboard.com/charts/billboard-200

Escrito por: Miguel Costa

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s