“Malcolm, fizeste um bom trabalho”, é assim que Angus Young, se despede do seu irmão num comunicado publicado na página oficial dos AC/DC no Facebook.
O guitarrista, e co-fundador dos míticos AC/DC, Malcolm Young, morreu aos 64 anos. Até ao momento estima-se que a causa da morte assente na longa batalha com a demência – diagnosticada há cerca de três anos, após um derrame.
Nascido a 6 de janeiro de 1953, em Glasgow, Escócia, Young emigrou com a família para a Austrália com dez anos de idade. Em 1973 fundou a banda AC/DC juntamente com Angus, o seu irmão mais novo – tendo feito parte da mesma até abril de 2014, altura em que se viu forçado a deixar o mundo do Rock n’ Roll, devido a complicações relacionadas com a doença que alegadamente hoje – para pesar da família e dos fãs – lhe tirou a vida.
Esta não foi, no entanto, a única batalha pela saúde que o guitarrista teve de enfrentar ao longo da sua vida. Em 2008, Malcolm foi diagnosticado com cancro no pulmão e sofria ainda de um problema cardíaco que o obrigou a usar pacemaker.
Esta é a segunda morte dentro do clã Young num curto espaço de tempo. O irmão mais velho, George, guitarrista e fundador da banda Easybeats – bem como produtor de longa data dos AC/DC -, faleceu em outubro de 2017.
Young era conhecido por ser o motor criativo por detrás da banda que, desde 2003, pertence ao Rock n’ Roll Hall of Fame, instituição dedicada a registar e homenagear a história das bandas e pessoas com maior impacto na indústria do Rock.
Escrito por: Martinho Filipe
Editado por: Adriana Pedro