NetAudience começa a medir audiências no digital

Apresentação-do-site-Sapo-Viagens-©-DR-Portugal-Telecom-SapoSerá já no mês de Julho que serão apresentados os primeiros dados públicos do NetAudience, o novo sistema de medição de audiências digitais desenvolvido pela Marktest. Trata-se, segundo explica o Sapo (que já integra o NetAudience), de um sistema “com ferramentas de ponta habilitadas a uma fidedigna representação do mercado digital no país” e que tem como principal objectivo a medição efectiva de pessoas (reach).

O Sapo explica que a adesão ao NetAudience “representa a transparência que o Sapo defende na publicação de dados operacionais por uma entidade totalmente independente, responsável pela auditoria e a monitorização permanentes, assegurando a veracidade dos dados de utilização do seu ecossistema digital”.

Segundo o site da Marktest, o NetAudience não significa o fim do Netscope, uma vez que permite a medição de audiências combinando várias fontes de dados usando assim o NetScope (dados site-centric), o Bareme Internet (estudo da população), o NetPanel Meter e o NetPanel Mega.

Através da integração de todos estes dados é possível, segundo o site, a detecção de adulterações de tráfego, a conversão de cookies em pessoas e o processamento dos dados. Os resultados do NetAudience terão uma base mensal, perfis socio-demográficos e dados disponíveis para o mercado (editores, anunciantes e agências).

No que às ferramentas de acesso ao NetAudience diz respeito, existem três possibilidades: exploração geral de dados (gExplorer), exploração especializada de dados (MMW crosstab) e planeamento de campanhas (MMW Planview).

“A Marktest pretende com o NetAudience reafirmar o seu compromisso com o mercado nacional e possibilitar uma medição do digital que será não só sitecentric mas também usercentric”, adianta a empresa.

O NetAudience contribui para o desenvolvimento de um modelo credível que reforça qualitativamente a informação que anunciantes, agências e meios passam a ter relativamente às audiências do digital e reforça a sua posição de liderança como player digital local. O NetAudience é, para o Sapo, mais uma etapa do seu compromisso para a rentabilização do digital em Portugal.

Escrito por: Luís Machado

Editado por: Rita Rogado

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s