Será já no mês de Julho que serão apresentados os primeiros dados públicos do NetAudience, o novo sistema de medição de audiências digitais desenvolvido pela Marktest. Trata-se, segundo explica o Sapo (que já integra o NetAudience), de um sistema “com ferramentas de ponta habilitadas a uma fidedigna representação do mercado digital no país” e que tem como principal objectivo a medição efectiva de pessoas (reach).
O Sapo explica que a adesão ao NetAudience “representa a transparência que o Sapo defende na publicação de dados operacionais por uma entidade totalmente independente, responsável pela auditoria e a monitorização permanentes, assegurando a veracidade dos dados de utilização do seu ecossistema digital”.
Segundo o site da Marktest, o NetAudience não significa o fim do Netscope, uma vez que permite a medição de audiências combinando várias fontes de dados usando assim o NetScope (dados site-centric), o Bareme Internet (estudo da população), o NetPanel Meter e o NetPanel Mega.
Através da integração de todos estes dados é possível, segundo o site, a detecção de adulterações de tráfego, a conversão de cookies em pessoas e o processamento dos dados. Os resultados do NetAudience terão uma base mensal, perfis socio-demográficos e dados disponíveis para o mercado (editores, anunciantes e agências).
No que às ferramentas de acesso ao NetAudience diz respeito, existem três possibilidades: exploração geral de dados (gExplorer), exploração especializada de dados (MMW crosstab) e planeamento de campanhas (MMW Planview).
“A Marktest pretende com o NetAudience reafirmar o seu compromisso com o mercado nacional e possibilitar uma medição do digital que será não só sitecentric mas também usercentric”, adianta a empresa.
O NetAudience contribui para o desenvolvimento de um modelo credível que reforça qualitativamente a informação que anunciantes, agências e meios passam a ter relativamente às audiências do digital e reforça a sua posição de liderança como player digital local. O NetAudience é, para o Sapo, mais uma etapa do seu compromisso para a rentabilização do digital em Portugal.
Escrito por: Luís Machado
Editado por: Rita Rogado