A banda de hard-rock estará pela segunda vez em solo português para apresentar o seu mais recente álbum, “Starcatcher”.

A banda dos irmãos Josh, Jake e Sam Kiszka e do amigo de longa data Danny Wagner anunciou as datas da tour “Starcatcher” esta semana nas suas redes sociais. Portugal foi o local escolhido para encerrar a tour: o concerto será no dia 6 de Dezembro no Campo Pequeno, em Lisboa, e contará com a abertura dos ingleses Black Honey.
A primeira passagem do quarteto no nosso país teve lugar em 2019 no festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés, para apresentar o segundo álbum, “Anthem of the Peaceful Army”. De acordo com o Observador, “apesar da concorrência pesada, os Greta Van Fleet brilharam com um concerto intenso, cheio de grandes temas que têm tudo para um dia se tornarem em grandes clássicos.” O concerto contou com canções mais e menos recentes e momentos instrumentais que enfatizam a qualidade da banda de Michigan. Além disso, existiram também solos de bateria, solos de guitarra e tudo aquilo que é característico num concerto de rock.

“Black Smoke Rising”, o primeiro EP da banda, foi lançado em 2017. É daí que surge o maior sucesso da banda até agora: “Highway Tune”, com quase 100 milhões de visualizações no Youtube.
Desde o lançamento deste primeiro EP, o quarteto tem vindo a ser alvo de comparações com os ingleses Led Zeppelin. Embora a influência seja evidente e não seja desmentida pela banda, acaba por ser exagerada quando estes são apelidados “os novos Led Zeppelin”, como se não tivessem identidade própria. Aliás, é dito que a banda é revivalista, recriando o melhor dos anos 60 e 70 sem lhe faltar a originalidade através do seu toque mítico.

Falando em toque mítico, é precisamente o que o álbum que aí vem retrata. O primeiro single do mesmo, “Meeting The Master” já foi lançado e foi considerado pelo Consequence como “uma canção que cava mais fundo na tradição mítica do grupo enquanto revisita conceitos dos seus trabalhos anteriores”. O álbum completo, “Starcatcher”, estará disponível no dia 21 de Julho.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa já estão disponíveis aqui e nos locais habituais. Os preços rondam os 28 euros (Galeria 2ª) e os 42 euros (Bancada A).
Escrito por: Marta Ricardo
Editado por: Afonso Alturas