Dia 4 de março às 10:30 a Biblioteca de Belém organizou uma atividade gratuita intitulada Poetizar Eugénio de Andrade, dedicada ao público infantil a partir dos sete anos de idade, contando com a mediação de Susana Costa. Esta iniciativa surgiu com o intuito de comemorar o centenário do ano de nascimento do poeta Eugénio de Andrade.

Susana Costa segurando o livro “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade
Entre as crianças e pais presentes, alguns tiveram a oportunidade, através de várias atividades divertidas, de conhecer pela primeira vez a obra de Eugénio, outros, de revisitar os dois livros de poesia infantil do autor, História da Égua Branca e Aquela Nuvem e Outras. Na primeira atividade, cada criança tirou de um baú uma curiosidade sobre o poeta, procedendo-se uma partilha de uma gravação do próprio Eugénio de Andrade a declamar o poema Aquela Nuvem.

Crianças a tirar do baú curiosidades sobre o poeta
A fim de tornar a experiência mais dinâmica e divertida para os seus participantes, uma nova atividade aguardava as crianças em cada canto da sala.


Os quatro cantos temáticos nos quais se realizaram as quatro últimas atividades.
No Canto do Sentir, cada criança declamou o poema Andorinha, seguindo instruções tiradas à sorte.

Crianças a tirar à sorte as instruções para declamar o poema
Logo foram ao Canto do Dramatizar, onde fizeram uma dramatização com a temática do poema Frutos. A próxima paragem foi o Canto do Jogar, onde pais e filhos montaram o poema O Lagarto e o recitaram em conjunto.

Pais e filhos a montar o poema em conjunto
Nada como uma boa canção para terminar em grande, os jovens participantes dirigiram-se ao Canto do Cantar e em conjunto, cantaram todos o poema Gatos (incluído no livro Cancioneiro da Bicharada).
A atividade decorreu em moldes totalmente recreativos, numa tentativa de cativar o gosto pela poesia de uma maneira divertida e entusiasmante, fornecendo às famílias passar uma manhã animada e mexida.
Escrito por: Cristina Cargaleiro
Editado por: Guilherme Freitas