Esta semana começa mais uma edição do Carnaval de Torres Vedras. Este ano celebra-se o seu centenário e o tema será, precisamente, os “100 anos do Carnaval de Torres Vedras”.
Como muito se diz, “a vida são dois dias e o carnaval de Torres Vedras são seis”: este ano de 17 a 22 de fevereiro. Na verdade, estes já começaram com os famosos “assaltos” ao Carnaval nos bares da cidade. A cada noite de sábado, as ruas enchem-se de mascarados que não conseguem aguentar até ao dia 17. Compreendo, foram 2 anos sem festejos.
A diferença do nosso carnaval para os outros é que mais português não há: não vai encontrar escolas de samba, nem celebridades. Aqui funcionamos com improviso, sátira política, carros alegóricos, cabeçudos, cocotes, rei e rainha… E, claro, matrafonas!

Contamos também com o monumento do Carnaval, que acompanha o tema do Carnaval. A sua inauguração realizou-se a 28 de Janeiro e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues.
Serão 6 dias que prometem muita diversão e folia, pensando nos mais pequenos, com o corso infantil que se realizará na manhã de sexta feira dia 17, mas também nos mais velhos, com o baile tradição, na tarde do mesmo dia. Haverá, para além dos habituais corso noturno (sábado e segunda) e diurno (domingo e terça), vários DJs espalhados pelas praças da cidade.
O primeiro e último dias estarão reservados à chegada dos reis e ao enterro do Entrudo, respetivamente, uma vez que estes festejos também estão repletos de tradição.


Este ano há ainda a novidade dos concertos de Miguel Bravo (sábado) e Ruth Marlene (segunda). O programa completo encontra-se aqui.
O nosso Carnaval chegou mesmo a ser palco das gravações da telenovela da TVI “Festa é Festa” no passado domingo, dia 12. As ruas foram cortadas e simulou-se o Carnaval.
Para quem vem de mais longe e está incerto acerca de transportes, o serviço de autocarros da cidade ampliou a sua oferta de transportes de e para Lisboa, que poderá ser consultada aqui.
Por último mas não menos importante, é favor não esquecer de garantir a pulseira livre trânsito, uma vez que os kits encontram-se esgotados. Há a possibilidade de comprar online aqui.
Vemo-nos na próxima sexta-feira, foliões!
Escrito por: Marta Ricardo
Editado por: João Fonseca