O nível do mar está a descer?

Tendemos a olhar para a subida do nível do mar como um fenómeno uniforme. Então porque na Islândia o nível do mar está a descer? 

Figura 1: Imagem satélite da Islândia, retirado de Google Earth

Hoje em dia, baías como a da vila de Höfn são cada vez mais difíceis de navegar, o nível do mar baixou, as marés têm menos força levando à acumulação de sedimentos, dificultando ainda mais a navegação. O receio de barcos carregados ficarem encalhados é cada vez maior. Mas a que se deve este fenómeno?

Höfn fica muito próximo do maior glaciar da Islândia, Vatnajökull (em 2019 cobria 8% da superfície deste país). Os glaciares são uma grande massa que causa uma enorme pressão sobre o solo comprimindo o mesmo, mas o aquecimento global tem feito glaciares como o Vatnajökull derreterem – estes, com a perda de massa, ficam mais leves, causando uma diminuição na pressão exercida sobre o solo, até que o solo em vez de ser comprimido pelo peso, é descomprimido pelo desaparecimento dos glaciares. Ou seja, à medida que os glaciares vão derretendo o solo começa a subir.

Os glaciares, devido à sua grande massa, também têm uma força gravitacional sobre o oceano, puxando a água do mar na sua direção. Ao derreterem e perderem massa, a força gravitacional que puxa o mar na sua direção enfraquece, diminuindo o volume de água atraída. O resto da água acaba por ir para o lado oposto do globo, o que contribui para a diminuição do nível da água do mar nas zonas perto dos glaciares e para a subida da água do mar na zona oposta do mundo. Este evento tem também favorecido a descida do nível do mar na Islândia e provocado uma subida extra do nível do mar nas Ilhas Marshall – esta situação é ampliada pela perda de gelo na Gronelândia.

Figura 2: Mudança no nível do mar nas zonas perto da Islândia
Figura 3: Alteração do nível do mar, no outro lado do mundo

Atualmente, de acordo com a NASA, a Islândia está a perder 10 mil milhões de toneladas de gelo por ano, correndo o risco de em 2200 não ter qualquer tipo de glaciar. Contudo, as quantidades de CO2 na atmosfera continuam a aumentar, um aumento que provoca um atraso ao equilíbrio da terra, que faz com que as temperaturas continuem a subir e, provavelmente, a Islândia ficará sem glaciares antes de 2200.

Devido a esta rápida perda de gelo, em Höfn, o solo está a subir cerca de 1,7 centímetros por ano – quanto mais próxima de glaciares, maior a subida e em certas zonas esta chega a ser de 3,8 centímetros por ano. Como existem muitas vilas dependentes da pesca, podem deixar de conseguir praticar a atividade devido ao facto de o mar se tornar demasiado raso. Enquanto que a média da subida do nível do mar, desde 1993, é de 2,8 a 3,6 milímetros, nas Ilhas Marshal tem sido mais do dobro com uma subida de 7 milímetros – as inundações cada vez são mais regulares e a água do mar tem poluído as fontes de água potável nas ilhas. Uma nação inteira corre o risco de desparecer e o mar não para de subir.

Com a rápida subida do nível do mar em certas zonas, as áreas costeiras têm vivido uma rápida erosão, as frequências de inundações em zonas baixas têm aumentado, os aquíferos e o solo agrícola têm sido contaminados e tudo isto causa perda de habitat para peixes, aves e plantas que vivem nos frágeis ecossistemas costeiros e na foz de rios.

Todos os eventos, ações e fenómenos têm consequências para além do que se observa, causando um efeito borboleta. O bater de asas de uma borboleta em Portugal, poder causar um tornado na China.

Fontes:

https://edition.cnn.com/interactive/2022/04/world/climate-sea-level-rise-iceland-marshall-islands-cmd-intl/

https://www.icelandreview.com/news/land-rising-due-to-melting-glaciers/

https://www.nationalgeographic.com/environment/article/sea-level-rise-1

Escrito por: Núcleo Académico para a Proteção Ambiental (Bruno Vieira)

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s