O dia de hoje, 9 de maio, comemora a derrota do regime nazi e pelas ruas russas costumam ver-se alguns cartazes de encorajamento ao patriotismo. Porém, parece que nem todos os cartazes apresentam fotografias de soldados russos.
A 8 de maio de 1945 a Europa viu o triunfo dos aliados sobre a Alemanha nazi e, desde então, este dia é assinalado como o Dia da Vitória. Nos países com influência russa, todavia, é celebrado no dia seguinte, 9 de maio, dia de capitulação dos nazis perante as tropas soviéticas. Na Rússia, é uma data levada extremamente a sério, sendo feriado e dando lugar a paradas e cartazes patrióticos. No entanto, ao longo dos anos, alguns cartazes apresentados têm por detrás histórias diferentes das que são narradas pelo regime de Vladimir Putin.
Primeiro Cartaz – A vitória dos Americanos é a nossa vitória

No primeiro cartaz de propaganda russa (à esquerda) apresentado neste artigo, vemos a predominância da cor vermelha e um conjunto de soldados a envergar com veemência uma bandeira de inspiração soviética. A letras bem grandes, está escrito “Это наша победа!”, que, traduzindo para português, significa “Esta é a nossa vitória!”, sugerindo que os soldados representados são soviéticos que ajudaram na derrota do nazismo.
Na realidade, os soldados representados são fuzileiros navais norte-americanos e o que está no cartaz de propaganda é uma versão adulterada da famosa fotografia “Raising the flag on Iwo Jima” (“Colocando a bandeira em Iwo Jima”), tirada pelo fotógrafo Joe Rosenthal e vencedora do primeiro Prémio Pulitzer. Foi tirada no Monte Suribachi, no Japão, em 1945, e retrata a celebração da conquista da ilha de Iwo Jima, aquando da batalha com o mesmo nome, pelos Estados Unidos, durante a II Guerra Mundial.
Segundo Cartaz – nazis que lutaram contra nazis?

Este cartaz, localizado na cidade de Alapayevsk, apresenta uma fotografia de um conjunto de alegados soldados da URSS, emoldurados pelas chamadas “fitas de São Jorge”, um símbolo muito associado ao Dia da Vitória, que pretende homenagear aqueles que lutaram pela pátria soviética durante a Segunda Grande Guerra. Porém, Larissa Ustyuzhanina, assistente de um deputado da Duma Federal Russa (câmara baixa da Assembleia Federal), notou que a fotografia escolhida corresponde, afinal, a uma multidão de soldados alemães, combatentes do regime nazi e o cartaz foi imediatamente removido.
Terceiro Cartaz – pilotos patriotas

Escrito a letras garrafais, está a frase “Они сражались за родину!” (“Eles lutaram pelo seu país”), ao pé de uma fotografia de pilotos que terão lutado pela Rússia.
Mas, mais uma vez, aqueles que estão representados na fotografia são alemães e não russos. Tratam-se de pilotos da Luftwaffe, força aérea nazi, no cockpit do avião bombardeiro Junkers Ju 88, um dos modelos prediletos do regime de Hitler durante a II Guerra Mundial.
Quarto Cartaz – feliz dia da invasão da Polónia

Aqui, vemos uma bandeira da Rússia e veteranos idosos junto à frase “9Мая с днем победы!” (“9 de maio, feliz dia da vitória”). Até aí tudo bem, salvo seja e dado o contexto. Porém, sobre a bandeira, está um soldado a lançar uma granada que, por sinal, não é russo. Trata-se de um soldado, novamente, alemão, na Polónia em 1939. A fotografia chegou mesmo a ser usada pela propaganda nazi como poster de encorajamento ao recrutamento de soldados.
Ainda hoje, não se sabe se o que se passou com estes cartazes foi um mal sucedido erro de marketing ou uma partida de alguém que pretendeu insinuar que o regime russo é, também ele, nazi. De qualquer maneira, são adulterações que não se tratam de casos isolados e que questionam o que se tem realmente passado na Rússia nos últimos anos, mesmo antes da invasão à Ucrânia.
Escrito por: Beatriz Gouveia Santos
Editado por: Rafaela Boita