Novo palco do Rock in Rio Lisboa aproxima bairros das cidades através da cultura

No Rock in Rio Lisboa deste ano, o antigo Yorn Street Dance vai dar lugar ao Palco Yorn, que terá nova cenografia inspirada nos centros urbanos, showcases, concertos e muita dança.

O Palco Yorn estreia na edição deste ano com um propósito inclusivo: o de ver a região que tão bem acolheu o festival em 2004, Chelas, em Marvila, ser igualmente acolhida por Lisboa, mostrando o melhor que esta tem para oferecer – o talento artístico.

“O Rock in Rio vive em Chelas há 18 anos e, hoje, ainda nos apercebemos de algum distanciamento e preconceitos antigos que, no nosso entender, na sua maioria já não se justificam. O Palco Yorn nasce para valorizar, não só, esta região como pretende representar todos os bairros do país, mostrando que se iluminarmos os seus talentos, se mostrarmos aquilo que têm de melhor, é possível aproximá-los do resto da sua cidade.” – afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

No Palco Yorn haverá todos os dias quatro apresentações musicais de talentos, todos eles curados pela Associação Chelas é o Sítio, um projeto lançado em 2021 por um conjunto de habitantes do bairro com o mesmo nome (entre os quais o conceituado artista Sam the Kid) e que, tal como o Rock in Rio, também pretende aproximar, incluir e valorizar a região e o talento local.

“Para nós é extremamente importante esta parceria com o Rock in Rio, porque além de partilharmos a mesma visão no que consta a dar oportunidades a quem não as costuma ter, também partilhamos a mesma geografia. Se Chelas é o sítio, nesse sítio está a Cidade do Rock. E se Chelas é o Sítio é uma união de forças entre pessoas com a mesma vontade de incluir e fazer acontecer nesta zona da cidade, para nós é muito gratificante poder contar com a força que o Rock in Rio nos deu, nos dá e continuará a dar, porque esta parceria tem vida além do grande evento que temos no nosso bairro – bairro esse que, finalmente, poderá brilhar num palco do festival, em casa.” – diz Sam the Kid.  

O lineup do novo palco combina concertos de artistas mais consagrados com showcases de jovens talentos que crescem nas ruas e bairros de todo o país. Nomes conhecidos da cena urbana como GROGNation, Phoenix RDC, Ary Rafeiro, 9Miller, Kappa Jotta, Loreta KBA, Malabá, Eva RapDiva, G Fema, Chyna são alguns dos que vão se apresentar.

Para que a programação fique completa, há que juntar as coreografias da Jazzy Dance Studios. Parceiro do festival desde a edição de 2012, a Jazzy tem sido responsável por alguns dos grandes momentos de dança da Cidade do Rock. Este ano, junta-se ao Palco Yorn levando diferentes estilos de dança protagonizados por crews e bailarinos, alguns dos quais talentos descobertos no bairro de Chelas.

“Vamos trabalhar em conjunto com algumas das melhores Crews de Dança que existem em Portugal, vindas de todo o país, com especial incidência nas danças de rua. Teremos momentos espetaculares de dança, que vão fazer o público vibrar, com coreografias cheias de energia e alguns momentos de pura arte, com os freestylers a mostrar a sua essência. A Jazzy Dance Crew será o grupo residente, mas existirão muitas outras surpresas, incluindo um grupo de jovens do bairro de Chelas, que, com curadoria da Jazzy, irão mostrar o talento que por lá mora e confirmar que a dança pode ser uma forma de alcançar sonhos.” – conta Álvaro Lopes, diretor da Jazzy Dance Studios. 

A 9ª edição do Rock in Rio Lisboa acontecerá nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista.

Manifesto Palco Yorn

Sonhamos com uma cidade potente.

Uma cidade de pontes e não de muros.

Uma cidade de paz, de respeito, onde o novo e o diferente atraem e não excluem.

Nessa cidade, not so far away, acolhemos toda a gente.

E nessa gente, inspiramo-nos.

Incluímos, aceitamos e deixamos para trás preconceitos que em tempos nos afastaram.

Se conhecesses essa cidade, acredita, também ias querer lá viver.

Há dança, música, arte, escondidos para qualquer um ver.

Pinta-se a pincel, com spray ou no good old pen and paper.

Ouve-se hip hop, rap, fado e folclore.

Anda-se de skate, de bike, de patins ou de trotinete. E vagueia-se a pé.

Por ruas calçadas de sonhos, com paredes desenhadas de milhares de oportunidades.

Abre o Waze. Essa cidade chama-se Cidade do Rock.

Ela é tua, minha, nossa, de todos.

Quando lá chegares, procura um bairro. Esse bairro…somos nós. E o nosso nome é Palco Yorn.

Nice to meet ya.

Somos talento, somos esperança, somos horizontes e novas perspectivas.

Sáb, 18 junhoDom, 19 junhoSáb, 25 junhoDom, 26 junho
PALCO YORN
Yorn Vado Loreta KBA Yorn Chyna Jazzy/Yorn Danny the Dawg Jazzy/YornYorn 9Miller Ary Rafeiro Yorn Kosmo DaGun Jazzy/Yorn Lewis Jazzy/YornYorn Phoenix RDC Eva RapDiva Yorn Tilhon Jazzy/Yorn Karma The Only Son Jazzy/YornYorn GROGNation Kappa Jotta Yorn Malabá Jazzy/Yorn G Fema Jazzy/Yorn

Escrito por: Monique Vasconcelos

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s