Lília é Vice-presidente da Comissão de Praxe do ISCSP (CPISCSP) e está a tirar licenciatura em Sociologia. Considera que imparcialidade, humildade e empatia são as três características fundamentais para fazer parte da Comissão de Praxe. “Não tenham medo de experimentar tudo e mais alguma coisa”, diz enquanto nos conta um pouco da sua experiência e aventura académica.
Quem és? Como te descreves?
Sou a Lília, sou uma pessoa tímida, mas gosto de conhecer pessoas novas. Considero-me uma pessoa calma e vivo ao sabor do vento.
Porquê este curso? Foi a tua primeira opção?
De todo, nunca tinha pensado tirar uma licenciatura em Sociologia, candidatei-me na segunda fase um pouco por acaso. Originalmente queria Psicologia e até estive para mudar de curso, mas acabei por me apaixonar pelo curso em grande parte por causa da praxe e das pessoas que lá conheci e porque me interessei pelas matérias.
Porquê entrar na praxe? Foi algo que sempre quiseste para o teu percurso académico?
Entrei um pouco a medo e reconsiderei várias vezes se devia mesmo ir ou não, mas depois do meu primeiro dia já não queria outra coisa. Adorei todo o espírito de união e dedicação ao curso e à faculdade, fiz lá amigos que quero levar para a vida e aprendi muita coisa sobre mim e sobre a vida na praxe.
Como descreves o sentimento de pertença à Praxe?
É realmente surreal, é verdade que não é a única forma de integração, mas é das mais eficazes, os momentos que lá passamos marcam-nos imenso e as memórias que guardo são mesmo muito especiais.
Como foi assumir este cargo?
Muito desafiante! Todos os dias aprendo muito e sou muito grata pela confiança que a Daniela depositou em mim.

Que características consideras essenciais para se poder assumir um cargo de chefia, neste caso na Comissão de Praxe?
Imparcialidade, humildade e empatia devem ser das características mais importantes para desempenhar este tipo de cargo e eu tento sempre manter estes princípios. Além disto, acho que é importante ter a capacidade de manter a calma em situações de grande pressão.
Como é que ocupas o teu tempo?
Por mais desinteressante que seja, quando não consigo estar com os meus amigos, na maioria das vezes é a ver séries, ouvir música ou a ler!
Onde te vês daqui a cinco anos?
Não tenho planos muito concretos a longo prazo, espero estar a trabalhar num sítio que me realize e ser feliz!
Qual foi o momento que viveste, no teu percurso académico, que recordarás para sempre?
Dentro do poço de memórias que é o ISCSP, sem dúvida nunca vou esquecer o meu primeiro dia, senti muito nervosismo e medo, mas também muito entusiasmo por estar a começar uma nova etapa.
Dentro do contexto de Praxe, que momento guardas com mais carinho?
Tenho demasiados, mas se tivesse de escolher só um provavelmente seria o momento em que os meus padrinhos me traçaram a capa, foi mesmo muito especial e vou guardar com muito carinho. Aqueles dois vão sempre ter um lugar no meu coração!
Qual a mensagem que gostarias de deixar a futuros caloiros?
Espero que tal como eu se apaixonem pelo ISCSP, não tenham medo de experimentar tudo e mais alguma coisa, acreditem que no final tudo vale a pena, mais não seja pelas memórias! Acima de tudo aproveitem, porque o primeiro ano é verdadeiramente o melhor e passa a correr, a faculdade foi das experiências mais bonitas que tive, desejo a todos os caloiros que possam ter uma experiência tão boa como a que eu tive!

Escrito por: Maria Santos
Editado por: Rafaela Boita