Além do centro do Porto

Muitos conhecemos a tão famosa cidade Invicta. A cidade do estádio do Dragão, aquele que dizem ser o mais bonito de Portugal (ou não, deixo isso ao vosso critério), da famosa francesinha e da calorosa receção dos portuenses. A cidade onde tão bem somos recebidos e de onde não queremos sair. Mas, a verdade é que, além do centro do Porto, existem muitos outros lugares a visitar e apreciar a beleza natural do Norte.

Situados na Foz do Sousa, freguesia de Gondomar, encontram-se os oito Moinhos do Jancido, apenas a 30 minutos do Porto. Jancido conta agora com um percurso pedestre de 5.4km, que, outrora, correspondeu à linha de caminho-de-ferro, ligando a mina de Midões à foz do rio Sousa. Ao longo deste trilho, além de toda a natureza envolvente, somos presenteados com vários molinheiros, que contam com mais de 200 anos. No entanto, é o moinho em xisto e telha de lousa, à beira-rio, e envolto por uma cascata, que atrai mais turistas. Para os mais curiosos, o Parque de Merendas de Covelo e o estacionamento em frente ao Centro de Saúde da Foz do Sousa são os dois pontos de partida existentes para dar início a esta bela caminhada.

Fonte: Evasões

Ainda na freguesia de Gondomar, podemos encontrar Monte Crasto, uma antiga fortaleça natural, que remonta aos tempos romanos. Com 194 metros de altitude, tem uma vista desafogada para o Porto, Valongo e Gondomar, constituindo-se como um local privilegiado para apreciar o pôr do sol. Apenas a cerca de 6km de distância de Monte Crasto, encontramos o Baloiço de Ferreirinha, que prima também pela magnífica vista para a cidade de Gondomar.

Capela de Santo Isidoro, em Monte Crasto, Gondomar
Baloiço de Ferreirinha, Gondomar

Para os fãs de gastronomia, não podem deixar o Norte sem comer os famosos queques de noz da Padaria Trigal, em Rio Tinto, saborear a francesinha de 2RIOS, em Entre os Rios, ou simplesmente comer uma pizza enquanto desfruta da vista para o mar na zona da Foz.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Beatriz Nicolau

Editado por: Maria Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s