Muitos conhecemos a tão famosa cidade Invicta. A cidade do estádio do Dragão, aquele que dizem ser o mais bonito de Portugal (ou não, deixo isso ao vosso critério), da famosa francesinha e da calorosa receção dos portuenses. A cidade onde tão bem somos recebidos e de onde não queremos sair. Mas, a verdade é que, além do centro do Porto, existem muitos outros lugares a visitar e apreciar a beleza natural do Norte.
Situados na Foz do Sousa, freguesia de Gondomar, encontram-se os oito Moinhos do Jancido, apenas a 30 minutos do Porto. Jancido conta agora com um percurso pedestre de 5.4km, que, outrora, correspondeu à linha de caminho-de-ferro, ligando a mina de Midões à foz do rio Sousa. Ao longo deste trilho, além de toda a natureza envolvente, somos presenteados com vários molinheiros, que contam com mais de 200 anos. No entanto, é o moinho em xisto e telha de lousa, à beira-rio, e envolto por uma cascata, que atrai mais turistas. Para os mais curiosos, o Parque de Merendas de Covelo e o estacionamento em frente ao Centro de Saúde da Foz do Sousa são os dois pontos de partida existentes para dar início a esta bela caminhada.

Ainda na freguesia de Gondomar, podemos encontrar Monte Crasto, uma antiga fortaleça natural, que remonta aos tempos romanos. Com 194 metros de altitude, tem uma vista desafogada para o Porto, Valongo e Gondomar, constituindo-se como um local privilegiado para apreciar o pôr do sol. Apenas a cerca de 6km de distância de Monte Crasto, encontramos o Baloiço de Ferreirinha, que prima também pela magnífica vista para a cidade de Gondomar.


Para os fãs de gastronomia, não podem deixar o Norte sem comer os famosos queques de noz da Padaria Trigal, em Rio Tinto, saborear a francesinha de 2RIOS, em Entre os Rios, ou simplesmente comer uma pizza enquanto desfruta da vista para o mar na zona da Foz.
Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Beatriz Nicolau
Editado por: Maria Santos