Pente Fino: Mariana Peralta é Coordenadora Geral da HeForShe ISCSP

E como não há uma sem duas, fica a conhecer a outra metade da equipa de Coordenadoras Gerais da HeForShe ISCSP, Mariana Peralta!

Quem és? Como te descreves?

Considero-me uma pessoa animada e positiva, sempre pronta para novos desafios. Às vezes demasiado sensível e sem dúvida alguma, muito indecisa. Apesar de tudo isto, também me vejo como uma pessoa bastante racional e muito disposta a ajudar. 

Porquê Ciência Política? Foi a tua primeira opção?

Inicialmente não era uma área que me suscitasse interesse mas quando não entrei na primeira fase no curso que sempre achei ser o certo para mim, no caso Psicologia, comecei a procurar mais cursos de outras áreas e quando encontrei Ciência Política não hesitei e hoje não me arrependo nada. 

Foi no ISCSP que ganhaste o gosto pelo associativismo ou no secundário já participavas em projetos semelhantes, como na associação de estudantes?

Sempre gostei imenso. Já no secundário me interessava, mas nunca cheguei a fazer parte de nada. Ainda avancei com uma lista para o Parlamento de Jovens, mas não consegui ir com o projeto para a frente. 

Fonte: Instagram

O que é que os alunos podem esperar de ti enquanto Coordenadora Geral do HeForShe ISCSP?

Acho que enquanto coordenadora deste núcleo espero que todes es alunes se sintam à vontade para poderem falar comigo sobre situações que se passem não só na faculdade mas como na sua vida, de forma a que esse tipo de problemas sejam expostos e retratados. Quero que seja uma faculdade sem medo do preconceito e que todes se sintam à vontade lá e gostava muito que me vissem como alguém que pode tentar ajudá-les nisso. 

Sempre foi um cargo que ambicionaste?

Fazer parte do HeForShe foi uma das melhores experiências que tive na faculdade e no ano em que entrei senti-me sempre muito acolhida e tive coordenadores de departamento e coordenadores gerais incríveis, por isso chegar aqui é sem dúvida um privilégio enorme. 

Fonte: Instagram

Quais são as características que fazem de ti uma boa coordenadora?

Não sei se sou uma boa coordenadora, faço o meu melhor para que corra tudo bem e que seja uma experiência tão boa para os novos membros como foi para mim e acho que temos tido ótimos resultados e isso é o mais importante. 

Como é que ocupas o teu tempo?

Não gosto de estar em casa, por isso sempre que tenho oportunidade vou passear, ter com amigos, conhecer sítios novos. Qualquer coisa menos ficar em casa, principalmente sozinha. 

Sendo o teu último ano de licenciatura, o que queres fazer quando acabares este ano?

Uma pergunta difícil, mas gostava muito de fazer mestrado em Marketing ou Jornalismo. Por outro lado, não sei se fazer mestrado é o melhor neste momento e então ainda estou muito indecisa. 

Fonte: Instagram

Onde te vês daqui a cinco anos?

A trabalhar, sem dúvida. Gostava muito de ter a oportunidade de trabalhar no estrangeiro, de preferência noutro país europeu. Agora a fazer o quê exatamente, não sei e não gosto de criar expectativas quanto a isso. 

Qual foi o momento que viveste, nestes últimos três anos, que recordarás para sempre?

A nível pessoal, sem dúvida, o nascimento da minha irmã mais nova. Quanto a nível da faculdade, o primeiro de que me lembrei foi o primeiro dia que praxei, com o primeiro contacto com os caloiros e toda a adrenalina que me deu. 

Escrito por: Rita Tavares

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s