Fica a conhecer a outra metade da incrível dupla de Coordenadoras Gerais da HeForShe ISCSP, Catarina Soares! Sempre pronta para pôr as mãos na massa e com um olhar criativo e único, esta estudante de Ciências da Comunicação abre um pouco o seu coração e conta-nos sobre as suas escolhas, projetos e perspetivas para o futuro.
Quem és? Como te descreves?
Sou uma rapariga que é apaixonada por todas as formas de arte, culturas diferentes e as pessoas. Acredito que juntos, somos muito mais capazes de enfrentar o mundo do que sozinhos.
Porquê Ciências da Comunicação? Foi a tua primeira opção?
Este curso oferecia a criatividade que procurava desenvolver mais com a licenciatura. No início, estava inclinada para a Gestão, mas rapidamente percebi que não seria o curso onde iria desenvolver quem sou. Hoje não me arrependo e adoro o curso.

Foi no ISCSP que ganhaste o gosto pelo associativismo ou no secundário já participavas em projetos semelhantes, como na associação de estudantes?
A faculdade permitiu-me explorar os meus projetos, porque no secundário a minha escola não tinha assim tantas iniciativas. Mas sempre tive os meus projetos pessoais.
O que é que os alunos podem esperar de ti enquanto coordenadora geral do HeForShe?
Podem esperar dinamismo e interesse pelo outro, porque um núcleo não sobrevive sem que todos os elementos sintam que estão a retirar algo de um projeto que move opiniões.
Sempre foi um cargo que ambicionaste?
Sem dúvida. Coordenar uma equipa é difícil porque todos temos dias que podemos estar mais em baixo ou desmotivados. Acabamos por aprender a gerir melhor tudo isto.

Quais são as características que fazem de ti uma boa coordenadora?
É uma pergunta difícil, mas penso que possivelmente apresento um perfil open-mind que me permite ouvir os outros e criar soluções práticas para os problemas.
Quais são os teus maiores interesses?
Como já disse, todas as formas de arte que me inspiram a ser criativa e a exteriorizar tudo o que penso.
Como é que ocupas o teu tempo?
Com o meu podcast, a SADBYC, a ouvir música, conhecer sítios novos com as pessoas que mais gosto.
Sendo o teu último ano de licenciatura, o que queres fazer quando acabares este ano?
Quero tirar mestrado e continuar a ter experiências profissionais para perceber melhor como funciona o mercado de trabalho. E obviamente, continuar com os meus projetos pessoais, tenho muitos planos…

Onde te vês daqui a cinco anos?
Numa agência de comunicação na área da moda. É mesmo a área que ambiciono trabalhar!
Qual foi o momento que viveste, nestes últimos três anos, que recordarás para sempre?
São muitos. Sem dúvida que eles só existiram pelas pessoas que conheci. CC tem pessoas inspiradoras e inesquecíveis.

Escrito por: Rita Tavares
Editado por: Rafaela Boita