#WeStandWithUkrain: Recolha de Bens no ISCSP

Após a intensificação de um clima de tensão entre a Rússia e Ucrânia ainda no final do ano de 2021, a Rússia avançou para uma invasão na passada quarta-feira, dia 24, e, desde aí, o conflito armado que dura à quase uma semana não tem uma previsão de fim.

Diariamente novas regiões da Ucrânia são cercadas, atacadas e os bens essenciais começam a esgotar-se e, por isso, a ajuda internacional. Em Portugal, já vários cidadãos por todo o país aderem a movimentos que têm recolhido bens para enviar para a Ucrânia, de modo a dar apoio ao povo ucraniano que vê os seus recursos a diminuir.

Os estudantes do ISCSP não ficaram indiferentes a esta situação, e assim como outros movimentos e instituições decidiram que era necessário ajudar o povo ucraniano da melhor maneira que pudessem.

O Núcleo de Estudantes de Administração Pública (NEAP) e o NEBr, com o apoio da Associação de Estudantes do ISCSP (AEISCSP), do Núcleo de Serviço Social (NSS) e do Núcleo de Gestão de Recursos Humanos (NGRH), irão efetuar uma recolha de bens no instituto, que terão como destino as fronteiras da Polónia e da Roménia com a Ucrânia para poderem chegar aos cidadãos ucranianos e ajudarem-nos a enfrentar este momento.

Estão a ser recolhidos produtos de kit de primeiros socorros, como ligaduras, pensos rápidos, compressas, algodão, betadine, água oxigenada, álcool etílico, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis e ferramentas, como tesouras. Quanto a medicamentos são pedidos paracetamol, ibuprofeno e biafine, no entanto, além dos produtos mencionados, são também aceites artigos similares.

Em relação a mantimentos, estão a ser recolhidas mantas, cobertores, sacos de cama, almofadas, produtos de higiene pessoal, fraldas, toalhitas e biberões. Quanto a bens alimentares é pedido leite em pó, boiões de fruta, papas, enlatados, cereais, bolachas e barrinhas.

Os pontos de recolham estarão localizados no piso -1, ao lado do Auditório Adriano Moreira, entre os dias 2 a 4 de março, das 10 horas às 18 horas, e no Posto de Vendas AEISCSP entre 7 e 11 de março.

Parte dos bens serão, também, entregues ao Serviço Jesuíta aos Refugiados em Portugal (JRS Portugal), uma organização internacional da Igreja Católica que estará na linha da frente para apoiar os refugiados que chegam a Portugal, no sentido do nosso país estar preparado para os acolher.

O hashtag #WeStandWithUkrain, presente nesta recolha, tem sido usado por todo o mundo para mostrar o apoio aos ucranianos e apelar à solidariedade de todos.

Publicação do NEAP ISCSP com as informações da recolha via Instagram

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Filipe Ribeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s