“Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações.”
O ecoturismo é um ramo da atividade turística que se diferencia do turismo tradicional por ser norteado por princípios mais específicos. Segundo a definição da The International Ecotourism Society é “uma viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente, melhoram o bem-estar da população local e envolve contemplação e educação”.
O conceito surgiu na década de 1970 como resposta ao movimento ambientalista global às preocupações com o desenvolvimento económico, degradação do meio ambiente e questões sociais provocadas pelo turismo convencional. Estimativas da WTO apontam que cerca de 10% dos turistas do mundo procuram o turismo ecológico.
Segundo a World Tourism Organization (WTO), o turismo ecológico deve estar de acordo com as seguintes características:
- Principal motivação dos turistas é a observação e apreciação da natureza, bem como das culturas tradicionais prevalecentes nas áreas naturais.
- Contém características educacionais e contemplativas.
- É geralmente, mas não exclusivamente, organizado por operadores turísticos especializados para pequenos grupos. Os parceiros prestadores de serviços nos destinos tendem a ser pequenas empresas, de propriedade local.
- Minimiza os impactos negativos sobre o ambiente natural e sociocultural.
- Apoia a manutenção de áreas naturais:
- Gerando benefícios económicos para as comunidades anfitriãs, organizações e autoridades que gerem áreas naturais com objetivos de conservação;
- Proporcionando oportunidades alternativas de emprego e rendimento para as comunidades locais;
- Aumentando a sensibilização para a conservação dos bens naturais e culturais, tanto entre os habitantes locais como entre os turistas.
Com esses princípios em mente, percebe-se a natureza ambiental e social, característicos do ecoturismo. Essa abordagem diferenciada beneficia a conservação, aumenta a compreensão transcultural e, em última análise, transforma os viajantes em defensores do ambiente. Nesse sentido, optar pelo ecoturismo é uma escolha sustentável que traz benefícios económicos e ambientais.
Alguns destinos em Portugal são:
• Parque Nacional da Peneda-Gerês (Braga)
• Ilha de São Miguel (Açores)
• Santana (Madeira)
• Golegã (Santarém)
• Porto de Mós (Leiria)
Escrito por: Núcleo Académico para a Proteção Ambiental (por Yegho Rodrigues)
Editado por: João Miguel Fonseca