A sexta edição do TecStorm será realizada entre 22 e 24 de abril de 2022 e as inscrições são até 20 de dezembro.

O TecStorm é um evento de hackathon – isto é, uma “maratona de programação – organizado pela consultoria em engenharia JUNITEC, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo e premiar, com mais de 10 mil euros, quatro projetos nas áreas da saúde, energia, conectividade e responsabilidade social. Podem inscrever-se como participantes todos os atuais alunos universitários e os alunos que concluíram os seus estudos no ano letivo 2020/2021.
O lema deste ano é “cross dimensions, empower your idea” (cruza dimensões e empodera a tua ideia) e foram feitas visitas a universidades de norte a sul do país que, segundo Maria João Carvalho, presidente da JUNITEC, visaram “despertar o interesse para a participação” e “estar próximo dos estudantes universitários” de modo a explicar-lhes em que consiste o hackathon e que potencialidades este lhes pode proporcionar.
As equipas que se inscreverem na TecStorm terão acompanhamento e mentoria, que as ajudará ajudar a construir o seu protótipo, criar o seu pitch e elaborar o seu plano de negócios, para além de estadia, transporte, material técnico e alimentação, disponibilizados de forma gratuita durante os 3 dias de evento.
Segundo alguns participantes de edições anteriores, a presença no TecStorm foi uma experiência única. “Deu-nos capacidades e conhecimentos que de outra forma não obteríamos”, afirma o estudante João Oliveira. Já André Lemos confessa “Entrámos (o seu grupo) no TecStorm convencidos que 5 pessoas nunca iriam conseguir por um projeto como o que levámos a andar em 28 horas… pois estávamos enganados!”, acrescentando que a hackathon “não cria só projetos, marca pessoas”. Diogo Repas, por sua vez, diz que “tudo correu às mil maravilhas, problemas ou questões eram imediatamente resolvidos, e todo o programa se desenrolou de forma impecável”.
Os projetos a concurso serão selecionados pela equipa do TecStorm, com os principais patrocinadores do evento – a Vodafone, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Galp e a Fundação Champalimaud, esta última cujas instalações vão acolher esta sexta edição – e as escolhas serão apresentadas a 17 de janeiro.
Atualizado
Escrito por: Beatriz Gouveia Santos
Editado por: Filipe Ribeiro