Pente Fino: Carolina Bettencourt é a Presidente do NEAPPT

Conhece a Presidente do Núcleo de Estudantes de Administração Pública e Políticas do Território, Carolina Bettencourt. Uma amante dos Santos Populares, esta aluna de 3º ano continua a fazer da capital a sua casa! Fica a saber mais dos seus passatempos, histórias e motivações!

Quem és? Como te descreves?

O meu nome é Carolina Bettencourt, tenho 21 anos e sou de Lisboa, mesmo do centro, por isso devem compreender que vibro com os Santos Populares. Algo que muita gente não sabe é que toquei violino durante 8 anos (até ao meu 12ºano), sempre fui uma pessoa que adora envolver-se em tudo. Considero-me uma pessoa animada, descontraída e um pouco indecisa também.

Porquê este curso? Foi a tua primeira opção?

Quando me candidatei ao ensino superior não sabia muito bem o que queria, as minhas opções foram muito distintas umas das outras. Para terem noção, havia animadora sociocultural e contabilista! APPT não foi a minha primeira opção, mas ainda bem que vim para este curso! Se voltasse atrás não mudava nada. Adorei todo o ambiente do ISCSP, do curso e da turma. Estava à espera de vir para a faculdade apenas para ter aulas, mas acabei por criar relações fantásticas e por me envolver bastante em todo o ambiente da faculdade.

Fonte: Instagram

Foi no ISCSP que ganhaste o gosto pelo associativismo ou no secundário já participavas em projetos semelhantes, como na associação de estudantes?

Foi no secundário que participei pela primeira vez numa lista para a associação de estudantes, no entanto fui delegada de turma desde que me lembro, então sempre estive “habituada” a representar os outros. Foi sem dúvida no ISCSP que comecei a envolver-me mais em projetos e a desenvolver o gosto pelo associativismo.

O que é que os alunos podem esperar de ti enquanto presidente do Núcleo de APPT?

Enquanto presidente do NEAPPT, podem esperar uma pessoa presente e acessível. Os alunos de APPT sabem que me podem mandar uma mensagem e que respondo na hora, tento sempre ajudar no que conseguir. Procuro representar o melhor possível os interesses dos alunos de APPT e fomentar a união do curso, visto que, o ano passado, devido às aulas online, não houve oportunidade de estreitar relações.

Sempre foi um cargo que ambicionaste?

Não, antes pelo contrário, gostava de fazer parte do núcleo mas o objetivo não era ser presidente. Acabei por me candidatar como presidente após várias pessoas me dizerem que não fazia sentido ser outra pessoa, então, comecei a planear a lista com antecedência porque se era para avançar como presidente, ia fazê-lo como deve ser.

Fonte: Instagram

Quais são as características que fazem de ti uma boa presidente?

O facto de ser uma pessoa empenhada, organizada, preocupada com as pessoas e dinâmica. Valorizo imenso a comunicação e penso que seja fulcral para ser uma boa presidente, comunicar com o núcleo e o curso, para saber quais as suas necessidades e representá-los o melhor possível. O que realmente faz de mim uma boa presidente é a equipa que me acompanha nesta jornada, porque sozinha nada disto seria possível.

Quais são os teus maiores interesses? Como é que ocupas o teu tempo?

Nos meus tempos livros gosto de ir à praia, passear, ver filmes e séries (no entanto não gosto de ver o mesmo filme duas vezes, daí não ter nenhum que considere “favorito”).

Neste momento encontro-me a realizar um projeto de investigação e nos fins de semana organizo festas de anos para crianças. Para além disto, tenho as responsabilidades todas do ISCSP: do NEAPPT, de ser coordenadora da Ação Social na AE e de ser da Direção da CPISCSP.

Sendo o teu último ano de licenciatura, o que queres fazer quando acabares este ano?

Talvez um mestrado, se bem que a ideia de fazer uma tese assusta-me. Mas gostava de começar a estagiar para o ano em algo relacionado com a parte do ordenamento do território, Sistema de Informação Geográfica (SIG), urbanismo, etc.

Fonte: Instagram

Onde te vês daqui a 5 anos?

Uma ótima pergunta, não sou por norma uma pessoa que planeia tudo com demasiada antecedência, gosto de viver no presente e focar-me no “agora”. Daqui a 5 anos gostava de estar a trabalhar na área, mas certamente que com o passar do tempo irão surgir outros objetivos.

Qual foi o momento que viveste, nestes últimos 3 anos, que recordarás para sempre?

Foram tantos momentos que guardo com um enorme carinho destes anos. Posso destacar a festa do caloiro, os recursos a que fomos em grupo (e as sessões de estudo antes dos mesmos), o ENAAP (viagem de curso), o jantar de Natal, logo no 1º ano, com amigo secreto, a praxe… inúmeros momentos especiais que irei com certeza levar comigo.

Escrito por: Rita Tavares

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s