Pinheiro Bombeiro: Um Natal diferente e solidário

Com a chegada do mês de dezembro, os preparativos para o Natal começam-se a fazer e o espírito tão característico desta época paira sobre nós.

Criada pela Startup Rnters, a iniciativa Pinheiro Bombeiro é uma das tantas que, nesta altura do calendário, torna a aparecer. A causa assente no lema “Aluga um Pinheiro, ajuda um Bombeiro!” surgiu em 2017 com o propósito de reunir verbas para os Bombeiros Voluntários Portugueses, que no verão desse mesmo ano ficaram desprovidos de meios essenciais.

Ao aderir a este movimento qualquer um pode adquirir um pinheiro natural, cujo desbaste já seria necessário, ajudando, consequentemente, a manter as matas portuguesas limpas, diminuindo, por sua vez, o risco de incêndio. A ação assume um custo total de 20 euros, dos quais 5 euros são doados às corporações de bombeiros, podendo a esse montante ser ainda adicionado um donativo extra, como forma de apoio. Em quatro anos de campanha foram alugados mais de 14 mil pinheiros e doados mais de 90 mil euros.

Sendo apenas necessário efetuar uma reserva antecipada no site da iniciativa (https://app.rnters.com/pinheirobombeiro), o Pinheiro Bombeiro poderá ser levantado, este ano, no Mercado de Natal EDP Planeta Zero, um mercado totalmente sustentável, localizado no Centro Cultural de Belém. Não sendo da região de Lisboa, existe também a possibilidade do serviço ser realizado através de entrega ao domicílio.

Após as festividades, o pinheiro poderá ser devolvido gratuitamente às entidades competentes, tendo em vista a transformação em biomassa, algo que poderá ser igualmente realizado por conta própria, na lareira de casa, por exemplo, caso a devolução não seja efetuada.

Tendo vindo a alcançar números e metas grandiosas, esta causa 100% sustentável que prima pela solidariedade é, cada vez mais, uma opção para muitos portugueses, que procuram nela um Natal diferente.

Escrito por: Joana Matos

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s