Pente Fino: Edgar Almeida é o Presidente do NGRH

Conhece o Presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão de Recursos Humanos, Edgar Almeida. Vindo de Valença para a capital, este aluno do 3º ano de Gestão de Recursos Humanos conta-nos um pouco sobre si e a sua história.

Quem és? Como te descreves?

Olá, sou o Edgar. Tenho 20 anos, venho de Valença do Minho e sou aluno de 3.º ano da licenciatura de Gestão de Recursos Humanos em Diurno. Considero-me uma pessoa amiga do amigo, determinado e bastante sociável.

Porquê este curso? Foi a tua primeira opção?

Na verdade, a minha primeira opção era Ciências da Comunicação. Tinha um certo fascínio pelo Marketing e Jornalismo. Contudo, fiquei colocado na segunda opção. Hoje, agradeço por ter entrado em Gestão de Recursos Humanos, porque o gosto pela gestão e liderança de pessoas, tem cada vez mais vindo a aumentar.

Foi no ISCSP que ganhaste o gosto pelo associativismo ou no secundário já participavas em projetos semelhantes, como na associação de estudantes?

Não, o associativismo já faz parte de mim desde muito jovem. Entrei nos escuteiros aos meus 12 anos e desde aí que tenho estado ligado ao associativismo. No meu secundário, perdi as eleições para a Associação de Estudantes, sem nunca me desligar das atividades promovidas pela mesma. No ISCSP voltei a reencontrar o associativismo, através do NGRH (Núcleo de Gestão de Recursos Humanos) e mais tarde pela AEISCSP.

O que é que os alunos podem esperar de ti enquanto Presidente do Núcleo de GRH?

Os alunos não podem esperar apenas do Edgar, o NGRH tem toda uma equipa a trabalhar. Tanto eu, como todos os que me acompanham neste percurso, desde o Pedro, à Matilde, ao André, à Ana e todos aqueles que nos fazem ser um núcleo próximo e coeso. Os nossos colegas sabem da proximidade que existe, sermos a voz deles é sem dúvida uma responsabilidade de peso, que nos orgulha.

Sempre foi um cargo que ambicionaste?

Não, este projeto nasce através de um grupo. Os cargos nunca foram algo que preocupasse a nenhum dos pioneiros desta candidatura. Foi algo que acabou por surgir. A nossa preocupação passou sempre por criar um projeto sólido e capaz de representar os estudantes de GRH.

Fonte: Instagram

Quais são as características que fazem de ti um bom presidente?

Em primeiro lugar, dizer que não gosto de individualizar, até porque é todo um trabalho de equipa e essa capacidade em confiar na minha equipa é algo que nos faz fazer um bom trabalho. A sociabilidade é algo que me carateriza, tendo em conta a proximidade e o à vontade que os alunos têm comigo. Assim como, a noção da responsabilidade que é representar os alunos de Gestão de Recursos Humanos, o que tem sido um pilar no nosso projeto.

Quais são os teus maiores interesses? Como é que ocupas o teu tempo?

Acima de tudo sou uma pessoa muito ligada à família e aos amigos, pelo que tento desfrutar do meu tempo livre com eles. Passo grande parte dos meus tempos livres a acompanhar o desporto nacional e internacional, para além de que tenho um gostinho especial pelo hóquei em patins, embora nunca tenha tido a possibilidade de o praticar oficialmente, é sem dúvida o desporto da família.

Sendo o teu último ano de licenciatura, o que queres fazer quando acabares este ano?

Em primeiro lugar, a minha prioridade passa por concluir a licenciatura e cumprir com os meus compromissos enquanto Presidente do NGRH, Vice-presidente e coordenador do desporto da AEISCSP. No final deste ano letivo, o meu objetivo passa por começar a trabalhar e prosseguir estudos simultaneamente.

Fonte: Instagram

Onde te vês daqui a 5 anos?

Esta é sem dúvida uma pergunta de resposta difícil para mim. Como quem me conhece sabe, sou estudante-deslocado. Apesar de gostar imenso de viver em Lisboa, Valença tem um sentimento especial para mim. Posto isto, daqui a 5 anos ambiciono estar estabelecido numa empresa, onde me sinta feliz e valorizado a trabalhar, sendo que o meu momento de vida será importante para estabelecer o local.

Qual foi o momento que viveste, nestes últimos 3 anos, que recordarás para sempre?

O momento que eu recordo para sempre destes 3 anos é a primeira semana de faculdade. Vivi até hoje momentos incríveis no ISCSP, porém o impacto que foi estar longe da minha família, sem conhecer ninguém e ter de recomeçar do zero faz crescer qualquer um. Nessa semana, foi quando comecei a conhecer os meus amigos da faculdade e onde conheci outra parte de mim, conheci o Edgar a viver longe da casa dos pais, onde sempre fui feliz.

Escrito por: Rita Tavares

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s