Oito mortos no Festival Astroworld organizado por Travis Scott

Na sexta-feira passada, por volta das 21h, no festival Astroworld organizado por Travis Scott, uma multidão de pessoas foi euforicamente em direção ao palco, durante a sua atuação o que provocou a morte de oito pessoas e muitos feridos, sendo que dezassete foram levados para o hospital.

HOUSTON, TEXAS – NOVEMBER 05: Travis Scott performs during 2021 Astroworld Festival at NRG Park on November 05, 2021 in Houston, Texas. (Photo by Erika Goldring/WireImage,)

Foram vendidos 50 mil bilhetes, apesar do espaço ter capacidade para o dobro. O rapper não se apercebeu da gravidade da situação enquanto atuava. Contudo, interrompeu a sua atuação de imediato ao ver os seus fãs em perigo. Muitas das vítimas foram esmagadas e pisadas pela multidão. Das oito mortes, duas correspondem a adolescentes de 14 e 16 anos. A vítima mais velha tinha 27 anos. O festival foi cancelado.

Fonte: Pitchfork

“Tivemos pelo menos oito mortes confirmadas esta noite e dezenas de feridos”, disse Samuel Pena, chefe dos bombeiros, acrescentando que a causa da morte só pode ser confirmada após a conclusão dos exames médicos. “Transportámos dezassete doentes para o hospital, onze deles em paragem cardíaca”. Sabe-se ainda que, no público andava alguém a injetar droga noutras pessoas, facto confirmado pelo chefe da polícia, Troy Finner. Uma segurança no festival afirmou ter sentido uma picada antes de desmaiar. Foi ainda reportado que uma criança de 10 anos sofreu uma paragem cardíaca.

Nas filmagens do parque NRG, é possível assistir pessoas a forçarem os portões, estando presente um segurança incapaz de as impedir. As imagens mostram pessoas a derrubar os detetores de metais e a cair, mas não é possível perceber se as vítimas estão ligadas a essa parte do incidente.

Fonte: News7h

Travis Scott confessa estar devastado, dizendo que adora os fãs e que pretende sempre transmitir bons momentos nos seus concertos. “Só quero enviar orações para aqueles que perdemos. Agora estamos a trabalhar para identificar as famílias [das vítimas] e ajudá-las neste momento difícil”. Travis Scott tem colaborado com as investigações criminais.

“Estou honestamente devastado e nunca poderia imaginar que acontecesse algo assim. Vou fazer o que puder para vos manter atualizados e informados sobre o que está a acontecer. Amo-vos a todos”.

Partilha de Travis Scott, no seu Instagram.
Fonte: Houston Chronicle

Sempre que notava algo estranho Travis Scott procurou chamar a atenção dos seguranças, embora estes devessem estar mais atentos ou em maior número. O que deveria ter sido um evento divertido, contando ainda com a presença de Drake, criado por Travis Scott com o intuito de “trazer de volta o espírito amado e a nostalgia do Astroworld“, tornando o sonho de infância de Travis realidade, transformou-se numa tragédia, algo que marcou o festival.

É simplesmente deplorável a falta de responsabilidade de muitas pessoas presentes no festival. Para além de terem um comportamento inaceitável, pois não se prejudicam somente a si mesmas, mas também outras pessoas, a segurança não foi a mais eficiente. Por isso acredito que em espetáculos futuros, esta seja reforçada e mais rigorosa (i.e: haja uma maior atenção ao comportamento do público e mais controlo). Não podemos ignorar o que aconteceu, não foi um pequeno acidente, afinal de contas pessoas morreram, vítimas que foram com a intenção de passar um bom bocado, faleceram, algo simplesmente trágico.

OAKLAND, CA – DECEMBER 7: Candles, flowers and notes, which are placed for the people who lost their lives during a fire at Oakland warehouse, are seen in Oakland, California on December 7, 2016. (Photo by Tayfun Coskun/Anadolu Agency/Getty Images)

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Bianca Carvalho

Editado por: Joana Horta Lopes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s