Rare Beauty: a marca que quebra estigmas chega a Portugal

Rare Beauty é uma a marca de maquilhagem criada pela cantora Selena Gomez, que pretende com ela privilegiar a transparência e o fim de padrões de beleza inalcançáveis.

A Rare Beauty, a marca de maquilhagem lançada em 2020, é uma marca que prima por evidenciar as características de cada rosto, isto é, a beleza única de cada um, fazendo da maquilhagem um complemento mais divertido e não apenas uma ferramenta para procurar a beleza perfeita. A Rare Beauty está disponível em lojas físicas e online da Sephora no Canadá, EUA e México, mas em breve chegará também à Europa e Médio Oriente.

Fonte: fastcompany.com

A ideia da marca foi desenvolvida nos últimos três anos, quando a cantora começou a ter interesse em criar uma marca de beleza que promovesse a confiança dos seus clientes, celebrando os traços que os fazem únicos. Toda a ideia acaba por estar relacionada com os próprios sentimentos da cantora, tendo em conta que já confessou ter problemas com a sua autoestima no passado e também confessou ter sofrido bastante a nível da sua saúde mental no passado recorrendo a profissionais da área da psiquiatria. Gomez falou inclusive no The Today Show sobre a sua longa batalha contra a dor, ansiedade e depressão, que disse ter ligação ao lúpus, uma doença que a cantora confessou que lhe foi diagnosticada num artigo da Billboard em 2015.

Deste modo, Selena não se deixou ficar com a promoção da aceitação dos nossos traços e decidiu ir além com a missão da sua marca, promovendo a importância da saúde mental através da Rare Beauty.

Em conjunto com a 2021 Mental Health Awareness Month, a cantora lançou o Mental Health 101 educational campaign, com a sua marca, pretendendo dar apoio à educação relativa à saúde mental e encorajando um maior financiamento de serviços da saúde mental e do ensino da mesma na educação.

A marca partilhou um conjunto de imagens que sugeriam a saúde mental como disciplina escolar ao lado de matemática, ciências, história, e outras, e continha também estatísticas sobre saúde mental, uma petição apelando o apoio os serviços de saúde mental nas escolas e uma arrecadação de fundos para o Rare Impact Fund, que lançou no seu 28º, um fundo em que 1% das vendas revertem para uma ajuda ao reforço dos serviços de saúde mental em comunidades mais carenciadas. A Rare Beauty também marca os dias relacionados com a Saúde Mental tendo conversas com outros profissionais e membros da própria equipa que estão ligadas à campanha relacionada com este importante tema.

A Rare Beauty é uma marca recente, no entanto, o seu impacto tem sido notável e, em 2021, a marca ganhou o prémio People’s Voice em Fashion & Beauty nos Webby Awards. Para além deste prémio, a marca de Selena Gomez também recebeu o prémio de  Favourite Vegan Makeup Line Award no PETA’s 2020 Libby Awards, que homenageia celebridades e marcas que defendem os direitos dos animais.

Produtos de maquilhagem cruelty free, ou seja, produtos que não são testados em animais, são cada vez mais procurados com a crescente consciencialização em relação ao sofrimento dos animais na indústria da beleza, e a Rare Beauty torna-se mais uma opção para aqueles que procuram estes produtos, sendo certificados como, extamente, como cruelty free

Como não podia deixar de acontecer numa marca que prima por realçar a beleza única de cada um, na marca Rare Beauty a representatividade está muito presente, desde a comunidade nas redes sociais às opções dos seus produtos. A marca de Selena Gomez tem vários tons, havendo bases em 48 tons, corretores de olheiras em 32 tons, um eyeliner com mais de mil fios individuais no pincel, batons matte em 12 tons, lápis de sobrancelhas, bálsamos de lábioss, blushes e mais recentemente eyeshadow, entre outros produtos.

Além da larga gama que tem à disposição dos clientes, e que dá opções a qualquer tom de pele, a marca faz chegar a sua preocupação quanto à saúde mental e descriminação a todos, focando por vezes em comunidades que são mais descriminadas. Tomemos o exemplo da chamada de atenção à saúde mental das pessoas asiáticas, que têm sofrido muita descriminação, uma descriminação que é debatida cada vez mais todos os dias, e também da membros da comunidade LGBTQ+,o movimento Black Lives Matter, abordando a morte de George Floyd e a saúde mental de pessoas negras pertencentes à comunidade LGBTQ+.

Ainda não se sabe ao certo quais serão os preços dos produtos na Europa e no Médio Oriente, mas será possível comprar os proutos da Rare Beauty oficialmente no site português da Sephora a 1 de julho deste ano.

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Miguel Brejo da Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s