O ISCSP chegou ao Instagram

Numa era em que o mundo virtual nos liga e conecta à distância de um “clique”, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) iniciou uma nova estratégia de comunicação nas redes sociais intitulada de “Há sempre uma história que…”. Para melhor compreender como se vai desenvolver esta presença do ISCSP nas diversas redes sociais, o Jornal Desacordo entrevistou o Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP, David Monteiro.

Qual foi a principal razão para a criação da página de Instagram do ISCSP?

A decisão fez parte de um caminho natural de maturidade da presença digital do ISCSP-ULisboa. É conhecido o impacto da comunicação externa das marcas em redes sociais online e o Instagram ganhou um espaço de relevo na nossa estratégia de comunicação de proximidade. Quer com a comunidade presente, quer com a comunidade alumni, mas também com os novos alunos que têm outros critérios e outros caminhos para, hoje em dia, optarem por um curso superior ou formação avançada. Esta campanha, apesar de orientada para a criação do perfil oficial do ISCSP-ULisboa no Instagram, comunica oficialmente também a página no LinkedIn e revitaliza o Facebook e ainda estabelece o Youtube como canal de comunicação, particularmente, com um uso renovado para canal de transmissão streaming de eventos que entretanto passaram a conviver entre ambiente presencial e virtual.

slogan revelado até agora “Há sempre uma história que…” desperta alguma curiosidade. Vão ser reveladas histórias de antigos alunos? Ou é algo diferente?

Para esta imersão nas redes sociais, preocupámo-nos em humanizar a nossa presença, revelando a diversidade da comunidade ISCSPiana e criando um conceito que se prolongasse no tempo. A ideia central baseou-se no formato que se popularizou e que é transversal ao LinkedIn, ao Instagram e ao Fabebook: as conhecidas “stories”. Esta premissa deu origem à assinatura da campanha “ISCSP: Há Sempre uma hiSTORYa que nos Liga!”. E que ao longo do tempo se desdobra em histórias: que nos marcam, que nos apaixonam, que nos mantém acordados… narradas pelos protagonistas. No final, o ISCSP liga-os e cria uma verdadeira rede.

Relativamente ao antigo slogan do ISCSP “Valorizamos pessoas”, este vai fazer parte da nova imagem online, ou vai deixar de ser utilizado?

A assinatura “Valorizamos Pessoas” está inerente ao compromisso inato de uma instituição como o ISCSP-ULisboa. É e será sempre o nosso propósito principal: oferecer uma formação exigente, de rigor, capaz de se diferenciar no mercado. Contudo, a assinatura per si, e pela dimensão da valorização do capital humano ser central em toda a nossa atividade como da maioria das instituições de ensino, não é hoje suficientemente diferenciadora na comunicação mais contemporânea. O cuidado e o foco em humanizar esta campanha revela a manutenção dessa dimensão de forma inequívoca, sem, contudo, ser necessário sobrepor esta assinatura. A qual tenderá, progressivamente, de ser assimilada na nossa estratégia de comunicação, que nunca descurará esse propósito. 

Tendo em conta a situação pandémica que vivemos, considera que esta plataforma irá trazer um bocadinho do ISCSP até ao lar de cada aluno?

O projeto que agora tornámos público e que estamos a dinamizar é de revitalização e crescimento da presença digital do ISCSP-ULisboa. Esta amplitude de afirmação em quatro plataformas digitais em simultâneo, apesar de pensada há algum tempo, teve efetivamente maior urgência durante a pandemia. Queríamos humanizar e garantir maior proximidade, mantendo o contacto possível neste período. Porque o ISCSP-ULisboa só faz sentido povoado e vivido e há muitos alunos que estão a desenvolver o seu percurso académico à distância. Era importante deixarmos memórias, ainda que virtuais, da sua caminhada e ligação ao instituto. Por outro lado, sabíamos que não deveríamos marcar esta revitalização da presença digital de forma desprendida e vazia de conteúdo. E a forma que encontrámos para o fazer foi chamar ao ISCSP mais de 25 participantes que nos contam de que forma a sua história está ligada ao ISCSP e de como este nos liga, como se de uma rede social em si se tratasse.    

Quais são as “surpresas” que os alunos do ISCSP podem esperar desta campanha?

A campanha decorrerá ao longo de 10 dias úteis e vamos contar trechos de conversas, testemunhos inéditos, histórias de amor, de superação, de família, entre outras, que nasceram no ISCSP. Terá uma imagem leve, colorida, agradável, e que será articulada entre as quatro redes sociais. Temos partes das histórias no Facebook que serão terminadas no Youtube. Temos vídeos e publicações no LinkedIn que acabam no Instagram… mantendo sempre um foco no formato das stories. A história do ISCSP é feita de pessoas: muitos alunos, docentes, investigadores, parceiros e funcionários, numa amplitude verdadeiramente de Lisboa para o mundo.
O objetivo com esta ação de storytelling é dar significado à passagem pelo ISCSP (#EuSoudoISCSP) e mostrar que quanto mais a valorizarmos, maior relevância a marca do “ISCSP-ULisboa” ganha peso nos nossos currículos académicos e profissionais. Mostrar que não é uma passagem irrelevante, mas uma etapa para a vida toda. O arranque da campanha mostra a transição entre um “doutor” trajado e a entrada de um caloiro, representando um caminho de conquista, o qual, até ao seu apogeu, é marcado por histórias diversas. Mas no fim de contas, quando achamos que a passagem pelo ISCSP-ULisboa é um fim em si, percebemos que a licenciatura, um curso, é apenas o início de muitas outras etapas e novas histórias! E é este o nosso compromisso: continuar a contá-las.

Fonte: ISCSP-ULisboa

Escrito por: Beatriz de Sousa Santos

Editado por: Inês Conde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s