O novo mês vem acompanhado de novidades, nomeadamente no âmbito cultural. Com a reabertura dos museus, monumentos, galerias e palácios a 5 e 6 de abril, na sequência do plano de desconfinamento decretado pelo Governo a 11 de março, a entrada nos espaços culturais de Lisboa será de acesso gratuito.
A Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) comunicou, no passado dia 30 de março, que os monumentos e museus da sua responsabilidade e gestão irão reabrir entre dia 5 e 6 de abril, com entrada gratuita durante o mês completo de abril.
O plano de reabertura já se encontra disponível, estando confirmados para dia 5 de abril, segunda-feira, o Castelo de São Jorge, o Padrão dos Descobrimentos e o Atelier-Museu Júlio Pomar. A abertura do Atelier marca o seu 8º aniversário e, em simultâneo, inaugura a exposição “Flora”. No dia seguinte, a 6 de abril, reabrem os restantes museus e monumentos – Galerias Municipais, Museu de Lisboa, Museu do Fado, Casa Fernando Pessoa, entre outros.
Os horários de funcionamento ainda não são conhecidos, sendo “anunciados após a confirmação, pelo Governo, da entrada do país na segunda fase de desconfinamento”, afirma a EGEAC à agência Lusa.

Mas as novidades não ficam por aqui. A EGEAC promoveu a iniciativa “Abril em Lisboa” com um programa diversificado de atividades culturais ao longo do mês, que podes consultar aqui. A ideia pretende assinalar os 47 anos da Revolução de abril, homenageando todos os resistentes antifascistas e a sua luta pela liberdade.
Num momento em que a pandemia limita os contactos e condiciona os encontros, a mensagem “Coragem hoje, Abraços amanhã” ganha um novo sentido. Inspiremo-nos na resistência para mantermos viva a esperança de que dias melhores virão.
EGEAC – Cultura em Lisboa.
O mês de abril arrasta consigo também a reabertura do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), segundo a agência Lusa, com três novas exposições.
Escrito por: Maria Santos
Editado por: Mariana Mateus