Viajar para os Açores em tempos de pandemia

Com as restrições a serem levantadas, torna-se cada vez mais incontrolável o desejo de passear, mas o assunto é delicado quando se pensa em toda a situação da Covid-19 num espectro nacional e global.

Com fronteiras fechadas, surtos a aparecer e cidades em suspenso, surge a pergunta: “Onde posso ir em segurança?”. Hoje apresento uma proposta! No nosso país há um pequeno paraíso ‘quase’ imune ao vírus, que é cada vez mais procurado para umas miniférias, na tentativa de passar um tempo relaxado e livre com a natureza, na tranquilidade de uma vida que se assemelha à pré-Covid.

No meio do mar e repleto de belas árvores e flores, com praias de água quente e paisagens estonteantes, temos os Açores. Para lá entrar é necessário um teste negativo de despiste à Covid-19 na metodologia RT-PCR de SARS-COV-2, feito nas 72h antes do voo. Caso a estadia se prolongue, será necessária a realização de outro teste ao 6º e ao 12º dias (os passageiros de idade igual ou inferior a 12 anos não são obrigados a realizar os testes de despiste). O Governo dos Açores tomou a iniciativa de se encarregar dos custos dos testes, tentando estimular o turismo, e aí está uma boa ajuda para a carteira dos turistas.

Antes do embarque é pedido também o código do questionário online da Autoridade de Saúde Regional (de preferência preenchido com antecedência, até 72 horas antes do voo), disponível no site https://mysafeazores.com/.

Ainda a nível financeiro, é possível encontrar excelentes negócios em casas e apartamentos, nas zonas mais famosas das ilhas. Devido à baixa procura dos últimos meses, vários locais de estadia encontram-se com descontos de 70% em valores negociáveis! Para achar os melhores preços é recomendável a reserva online em sites como o Airbnb ou Booking.

Comparando com épocas normais pré-vírus, irá sentir grandes diferenças, com menos turistas é possível um contacto muito mais profundo com a natureza, visto que os grandes pontos turísticos estão com uma ocupação reduzida, o ideal para quem procura descansar no sossego das piscinas naturais aquecidas, por exemplo.

Embora tenha que se usar máscara nas lojas, transportes e tudo mais, é notável a maior liberdade, ainda para mais tendo em conta o lockdown no continente. Há que ter em atenção algumas regras, por exemplo, horários de restaurantes, autocarros e certas visitas de barco, que foram alterados devido à Covid-19, mas com o número reduzido de casos de infeção e o isolamento do arquipélago, a segurança é percetível, e a visita traz esperança de dias melhores.

Recomendo também, a título pessoal, o aluguer de um carro para ver a ilha que escolher, saindo mais económico e flexível, mas sem se esquecer de aproveitar as paisagens e as longas caminhadas com ar puro e rodeado de espaços verdes e dos passarinhos, que tanta falta nos fazem.

Vale a pena ressalvar que apoiar o turismo nacional numa altura tão difícil é muito importante. É geral o desagrado com a pandemia e todos os taxistas com que me cruzei se queixaram da falta de trabalho. Para além disso, no meio de tanta ansiedade e incertezas que o confinamento e o vírus trouxeram, é importante aliviar a mente e o corpo, ainda mais com o bom tempo do verão a aproximar-se.

Viajar para os Açores é seguro, económico e recomendável!

A DestinoSeguro.Azores, a AzoresAirlines.pt, Visita Azores e My Safe Azores, são páginas que podem dar informações mais detalhadas sobre procedimentos de entrada no destino, horários e outros aspetos que poderão ser úteis na programação da tua viagem.

E ainda, para obter todas as informações necessárias através de uma linha telefónica, contacte a linha SNS24: 808 24 24 24  e a Linha de Saúde Açores: 808 24 60 24 para ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

Escrito por: Mariana Costa

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s