Vamos falar sobre yoga

Sim, já deves estar saturado de ouvir falar disto. Mas, por alguma razão, este tema mantém-se relevante. E porquê a popularidade do yoga?

Com o confinamento, o yoga pareceu ganhar um novo protagonismo. Isto acontece porque a sua prática é extremamente acessível a qualquer um. Quer num sentido de disponibilidade de sessões de yoga em diversas plataformas na Internet (como um simples vídeo de YouTube) e do único objeto necessário ser um tapete de yoga (que se consegue a preços super razoáveis), quer num sentido de condição física.

O yoga pode ser adaptado a qualquer um – até o meu pai (62 anos) já foi convertido pela minha mãe (56) a fazer sessões em conjunto – e adaptado a qualquer lado, só necessitas de um espacinho para um tapete. A sua prática é eficaz, pois não precisas de estar 30 minutos a suar desalmadamente para te sentires realizado. Simples sessões de 15 minutos permitem estimular, fortalecer e alongar os músculos, bem como proporcionam um incrível estado de reflexão. O yoga é uma prática bastante saudável por isto mesmo, estabelece uma relação muito equilibrada com o exercício físico, que pode ser assustador para alguns.

Por isso, o yoga pode ser extremamente importante nestes tempos angustiantes de pandemia. O facto de as sessões poderem ser curtas motivam uma pessoa a mexer-se todos os dias e a meditação que muitas destas sessões promovem são outro bónus ao nosso estado de espírito, possivelmente fragilizado com a atualidade em que vivemos.

A minha plataforma de yoga de eleição é a doyou yoga, que, apesar de ter a opção premium para acesso ilimitado, tem uma enorme oferta de aulas grátis – eu não pago para ser premium e continuo a adorar e a usufruir desta plataforma. O primeiro desafio que fiz foi de uma semana de yoga. Foi ótimo para acalmar os meus níveis de stress em épocas de faculdade mais complicadas. Foi fisicamente desafiante e permitiu melhorar a minha horrível postura – as costas estão a ser, especialmente, postas à prova com o confinamento – e tonificar o meu corpo. 

Agora, com o verão à porta e na esperança de que este seja mais próximo da normalidade, iniciei o desafio do bikini body – operação verão 2021! Estas sessões estão mais inclinadas para o pilates, sendo que são mais movimentadas e enérgicas.

Mesmo que uma pessoa goste de fazer exercício mais animado, o yoga incorpora essa dinâmica de fortalecer o físico, podendo ser muito desafiante, ao mesmo tempo que incentiva a reflexão (até porque as pessoas nunca precisaram tanto de desanuviar), sendo perfeito para intervalar com esses exercícios mais agitados de cardio, por exemplo, que muitos preferem e até necessitam. 

Espero que te tenha convencido do quão bom o yoga pode ser e que te tenha inspirado a experimentar,

Namaste

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Mª Leonor Amaral

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s