O M em Março stands for Música

Dos anos 60 aos anos 90, nas próximas 4 semanas de Março homenageamos uma década musical. Em cada semana, iremos lembrar 5 artistas que se destacaram nessa década, não esquecendo os seus maiores êxitos e algumas curiosidades.

Na terceira semana de Março, celebramos os vibrantes anos 80!

1.Michael Jackson

Michael Joseph Jackson nasceu a 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, e faleceu a 25 de junho de 2009, em Los Angeles, California, vítima de uma overdose, com 51 anos.

A sua carreira musical começou muito cedo: com apenas 5 anos de idade, Michael Jackson integra a banda Jackson 5. O grupo era constituído pelos seus irmãos mais velhos Tito, Jermaine, Jackie e Marlon. Este jovem grupo teve imensos singles de sucesso, entre os quais “I Want You Back” (1969).

Com a separação dos Jackson 5, Michael seguiu uma carreira a solo. O seu primeiro albúm a solo “Off The Wall”, de 1979, revelou-se um êxito, vendendo mais de 20 milhões de cópias. Com o crescente sucesso da sua música, em 1984, Michael é apelidado de Rei do Pop. A partir dos anos 90 a sua reputação começa a denegrir-se, com várias acusações de abuso infantil, casamentos falhados e problemas financeiros.

Alguns temas intemporais de Michael Jackson: “Thriller” (1982), “Billie Jean” (1982), “Bad” (1983), “Heal The World” (1991).

Curiosidade: O documentário “This is It”, de 2009, é uma compilação de várias gravações feitas ao longo da preparação para a última tournée de Michael Jackson.

2.Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu a 16 de agosto de 1958, perfazendo agora, em 2021, 63 anos. Vinda de uma família tradicional católica, a sua rebeldia e excentricidade chocava os familiares. Em 1976 Madonna teve a oportunidade de ir estudar para a Universidade de Michigan, com uma bolsa escolar para o programa de dança. Estudou durante pouco tempo, deixando os estudos para se dedicar a uma carreira enquanto dançarina em Nova Iorque. Nos anos que se seguiram, Madonna apaixonou-se pelo canto e pela dança como um só, fazendo parte de várias bandas. Apenas em 1981 é que Madonna decide seguir uma carreira a solo. Seguiram-se vários singles de sucesso e ainda uma carreira enquanto atriz.

Temas como “Material Girl” (1984), “Like a Virgin” (1984), “Papa Don’t Preach” (1986), “La Isla Bonita” (1986) e “Like a Prayer” (1989) tornaram Madonna a estrela musical que conhecemos hoje.

Curiosidade: Madonna viveu durante 3 anos em Lisboa.

3.Billy Joel

William Martin Joel, agora com 71 anos, nasceu a 9 de Maio de 1949 em Bronx, Nova Iorque. Billy Joel, exímio no piano, começou cedo a sua carreira musical tendo feito parte de várias bandas ainda antes de completar 16 anos. A sua carreira a solo começou com um álbum de pouco sucesso, em 1971. No entanto, os temas “Piano Man” e “Captain Jack”, ambos de 1973, trouxeram-lhe o sucesso que viria a lançar a sua carreira.

Nos anos 80, temas como “Uptown Girl” (1983), “Just the Way You Are” (1983), “We Didn’t Start The Fire” (1989) concederam-lhe várias nomeações e prémios, entre os quais o Grammy for Best Male Rock Vocal Performance e People’s Choice Award.

Curiosidade: O tema de sucesso “Uptwon Girl” faz parte da banda sonora do filme de comédia romântica ”Descarrilada” (original Trainwreck), de 2015.

4.U2

A banda irlandesa U2, composta por Bono (o vocalista), The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Junior, formou-se em 1976, em Dublin.

Como católicos praticantes (à excepção de Adam Clayton), os membros da banda decidiram promover a sua música seguindo os seus ideias e crenças religiosas. O grupo prima por se expressar através das letras das suas canções sobre os problemas do mundo, direitos humanos e a renúncia à violência. Ativista nas suas músicas e nas suas aparições em público, a banda U2 chegou a ser ameaçada pelo grupo radical IRA.

Os temas de maior destaque desta banda, dentro dos inúmeros sucessos, são: “Sunday Bloody Sunday” (1983), “Pride (In the Name of Love”, “With Or Without You” (1987), “I Still Haven’t Found What I Have Been Looking For” (1987), “Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of” (1991).

Curiosidade: Bono, o vocalista da banda, foi nomeado para o Nobel da Paz.

5.Whitney Houston

Whitney Houston nasceu a 9 de agosto de 1963 em New Jersey e faleceu a 11 de fevereiro de 2012, com 48 anos. Os problemas de coração da cantora e a cocaína encontrada no seu organismo foram fatores que contribuíram para a sua morte por afogamento acidental.

Whitney entrou no mundo da música muito cedo, a sua família era vastamente conhecida na música pop e soul. Aos 15 anos, tentou gravar o seu primeiro disco, mas foi como modelo que primeiramente descobriu a fama, pousando para a Seventeen Magazine. Aos 19 anos, Whitney começa a sua carreira como cantora pop.

Temas como: “I Wanna Dance With Somebody” (1987), “Where Do Broken Hearts Go” (1987), “Takin a Chance” (1989) “I Have Nothing” (1992) e “I Will Always Love You” (1992) são temas imortais.

Para além de uma carreira brilhante enquanto cantora, Whitney Houston foi também uma atriz de sucesso, tendo papéis em vários clássicos como “O Guarda-Costas” (original The Bodyguard) de 1992, “Espírito do Desejo” (original The Preacher’s Wife) de 1996, e “Cinderella” (original Rodgers & Hammerstein’s Cinderella) de 1997.

Curiosidade: Um documentário sobre a vida desta estrela foi lançado em 2018, com o nome Whitney.

Links utilizados:

https://www.britannica.com/biography/Michael-Jackson

https://www.biography.com/musician/madonna

https://www.discogs.com/artist/8760-Madonna?query=

https://espalhafactos.com/2020/10/09/madonna-deixa-lisboa-ao-fim-de-tres-anos-de-aventuras-e-algumas-polemicas/

https://www.biography.com/musician/billy-joel

https://www.imdb.com/name/nm1277752/bio

https://www.essence.com/entertainment/whitney-houston-fiilms/#1038213

https://www.discogs.com/artist/30542-Whitney-Houston?query=

https://www.biography.com/musician/whitney-houston

Escrito por: Rita Tavares

Editado por: Inês Conde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s