Webinar: Capacitar Para a Saúde Mental

No passado dia 3 de março decorreu um evento organizado pela Associação de Estudantes do ISCSP com o nome de “Webinar: Capacitar Para a Saúde Mental”, que, tal como indica, foi sobre saúde mental, um tema complexo, cada vez mais debatido e que tem muito impacto nas nossas vidas sem olhar à idade.

A sessão online, através da plataforma zoom, dedicada especialmente aos estudantes universitários, mas aberta a toda a comunidade, teve início às 11 da manhã e contou com a presença da Drª. Paula Domingos, Assessora do Programa para a Saúde Mental da DGS, a Professora Drª. Mª José Núncio, com formação em política social e sociologia, e a Professora Drª. Helena Marujo, formada em Psicologia.

A sessão dividia-se em duas partes, em primeiro lugar uma conversa com as convidadas acerca do tema, e, por volta das 12h10, proceder-se-ia à realização de uma dinâmica, conduzida pela Prof. Drª. Helena Marujo.

Na primeira parte o tema foi abordado pelas convidadas, que relacionaram com cada uma das suas áreas e partilharam pontos de vista. A Drª Paula Domingos falou um pouco do trabalho com a saúde mental em Portugal, dos esforços e programas existentes. No âmbito do Plano da Saúde Mental foram abordados pontos como o esforço para articular com outros ministérios, organizar atividades de defesa, o uso da rede de cuidados, a necessidade de desenvolver iniciativas por grupos etários e acolher ideias de outras pessoas.

A Prof. Drª. Mª José Núncio deu uma perspetiva sociológica, falando da importância das dimensões materiais nas emocionais, sendo que estas acabam por se interligar e afetar uma à outra, o efeito da pandemia nas nossas vidas, com a referência de estudos existentes do assunto e testemunhos de como esta pandemia nos faz sentir, que passam tanto por testemunhos positivos como negativos.

Já a Prof. Drª. Helena Marujo falou de como os problemas associados à saúde mental estão a surgir mais cedo, nos jovens, já antes da Covid-19, apesar de que, eventualmente, a pandemia possa ter acelerado a verificação desse facto. A Prof. Drª. Helena Marujo abordou também os problemas relacionados com comportamentos obsessivos, como medos, de onde as pessoas podem sentir que não têm como sair, e até deu 14 perguntas para um exercício de reflexão, convidando os presentes a fazer essas perguntas a si mesmos. As perguntas questionavam os nossos hábitos, o que procuramos, a nossa alimentação, a procura por fazer exercício físico, a abertura com os outros, coisas que influenciam a nossa saúde mental. Proferiu ainda a ideia interessante de que a saúde mental passa pela coerência do que somos e do que queremos ser.

A segunda parte da dinâmica teve dois momentos. Um primeiro momento momento, mais ligado à meditação, uma atividade que fechámos os nossos olhos, controlámos a respiração e tentávamos identificar os locais do nosso corpo em que sentíamos alguma tensão, de maneira a relaxar essas zonas. É um exercício de bem-estar para nós com o nosso corpo. O outro momento passava por dividir as pessoas por salas da plataforma Zoom, em pequeno grupos, e cada elemento do grupo teria de escolher um objeto que demonstrasse como nos sentíamos naquele momento, mostrar aos restantes elementos e explicar. Para além disto, teríamos também de relembrar um momento que nos tivéssemos sentido muito bem na vida e pensar no motivo que nos fez sentir assim.

No final da dinâmica acabou por haver mais uma pequena conversa com agradecimentos e alguns testemunhos interessantes, pessoas que tiveram a oportunidade de partilhar como se sentiam e a sua história ligada ao tema. Foi algo muito bom para aprender mais com as experiências dos outros e, possivelmente, identificarmo-nos com elas.

Estiveram presentes na sessão mais de 100 pessoas, o que pode demonstrar uma maior curiosidade e necessidade de explorar mais sobre o tema da saúde mental e de nos compreendermos a nós mesmos para que nos possamos sentir melhor.

Foi ainda deixado no chat um recurso presente no site da Organização Mundial de Saúde, em livro e áudios, para lidar com saúde mental na pandemia. Pode encontrar aceder a esse recurso aqui.

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Gabriel Reis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s