Abacate: prós e contras

O abacate é um fruto cujo consumo tem vindo a crescer progressivamente. Esta realidade deve-se ao facto de o abacate ser um alimento rico em antioxidantes e fibras e conter gorduras saudáveis sendo, por isso uma mais-valia para a saúde e bem-estar do ser humano.

Alguns dos seus benefícios são:

– Promover a redução dos níveis de colesterol e de triglicerídeos no organismo,  ajudando na prevenção de doenças cardíacas;

– Contribuir para a hidratação da pele;

– Ajudar no antienvelhecimento;

– Atuar como um anti-inflamatório;

– Promover o emagrecimento;

– Levar ao aumento do brilho e da hidratação do cabelo;

– Contribuir para uma gravidez saudável;

– Ajudar na prisão de ventre;

– Proporcionar o bom funcionamento cerebral e melhorar a memória.

Contudo, apesar das imensas vantagens para a nossa saúde, a produção de abacate traz graves problemas.

Desde há uns anos atrás que o consumo de abacate tem vindo a aumentar, devido à sua progressiva integração na alimentação e na dieta da população mundial, contudo este aumento de procura leva a que os produtores de abacate enfrentem grandes problemas. Estes agricultores, cujas produções se localizam em regiões quentes, como no Chile, no Perú e em certas regiões do México, debatem-se com a falta de água provocada por esta plantação, pois o abacate é uma cultura que necessita de grandes quantidades de água para se desenvolver.

Devido aos longos períodos de seca registados nestas áreas, muitos produtores de abacate, nomeadamente na região de Petorca, no Chile, dependem somente da água irrigada para nutrir as suas produções, por isso a população desta região está a deixar de ter água para o seu  próprio consumo.

Assim, uma produção que parecia à partida tão promissora para estes países mais pobres, veio a revelar-se um presente envenenado com consequências devastadores. Por isso, por muito aliciante e vantajoso que nos pareça o consumo deste fruto, devemos de nos interrogar se justifica a hipoteca agrícola de certas populações, que se deparam com uma situação insustentável.

Escrito por: Laura Pais

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s