O M em Março stands for Música

Dos anos 60 aos anos 90, nas próximas quatro semanas de março homenagearemos uma década musical. Em cada semana, iremos lembrar cinco artistas que se destacaram nessa década, não esquecendo os seus maiores êxitos e algumas curiosidades.

Nesta primeira semana apresentamos os grandes artistas da década de 60!

  1. Elvis Presley

Intemporal, Elvis Presley, rei do Rock, nasceu a 8 de janeiro de 1935 e faleceu em 1977, com 42 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Começou a sua carreira em 1954, quando assinou contrato com o produtor Sam Phillips. Nesse mesmo ano, gravou o seu primeiro disco e estreou-se nos palcos. Para além do seu talento no mundo da música, Elvis participou também em alguns filmes, como o “Viva Las Vegas”, de 1964. Elvis Presley deixa apenas uma herdeira, Lisa Marie Presley, fruto da relação com Priscilla Presley, com quem esteve casado alguns anos.

Os anos 60 foram gloriosos, apresentando temas como “Are You Lonesome Tonight” (1960), “Can´t Help Falling In Love” (1961), “She’s Not You” (1962), “Devil In Disguise” (1963), “A Little Less Conversation” (1968), “Suspicious Minds” (1969), entre outros.

Curiosidade: A alcunha “Elvis, The Pelvis” deve-se ao estilo peculiar do artista em palco, com movimentos de anca que enlouqueciam as adolescentes.

https://www.rollingstone.com/music/music-lists/elvis-presley-his-10-best-country-songs-199979/

2.The Temptations

Um grupo que surgiu de uma fusão entre os conjuntos “Distants” e “Primes”, tornou-se, em 1962, The Temptations, contando com Elbridge Bryant( substituído em 64 por David Ruffin), Otis Williams, Paul Williams, Melvin Franklin e Eddie Kendricks. Ao longo dos anos, o grupo sofreu vários reveses, como separações, substituições e falecimentos. The Temptations, já apenas com um membro original (Otis William), continua a atuar nos dias de hoje.

O maior êxito da banda americana, que a lançou para o estrelato, foi o tema “My Girl”, de 1965, que lhes permitiu marcar território na área do Soul. Depois deste sucesso, seguiram-se várias digressões e colaborações com diferentes artistas.

Clássicos como “Since I Lost My Baby” (1965), “Ain´t too Proud to Beg” (1966), “All I Need” (1967) e “Please Return Your Love To Me” (1968), carregam o bom nome da banda.

Curiosidade: O grupo The Temptations entrou em 1989 para o Rock & Roll Hall Of Fame.

UNSPECIFIED – JANUARY 01: Photo of TEMPTATIONS; Event:, Artist: Temptations., David Ruffin, Otis Williams, Paul Williams, Melvin Franklin and Eddie Kendricks (Photo by Gilles Petard/Redferns)

3.The Beatles

Os Beatles foram uma banda britância pop rock, de quatro elementos formada em 1960. John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison fizeram a sua primeira aparição em grupo, em 1962.

Lançaram-se no mundo da música com o tema “Love Me Do” (1962) e rapidamente se tornaram estrelas de palco. Adorados pelo mundo inteiro, o grupo deu concertos em vários países, tendo realizado em 1966 uma tournée por cinco países. Infelizmente, a vida de palco não durou muito, tendo a banda se separado em 1970, devido a conflitos internos. Temas como “She loves you” (1963), “Twist and Shout” (1963), “Can´t Buy Me Love” (1964), “Hey Jude” (1968), serão para sempre intemporais.

Curiosidade: The Beatles foram condecorados pela rainha Elizabeth II de Inglaterra com a Ordem do Império Britânico, em 1965.

https://revista.cifras.com.br/noticia/a-carreira-de-cada-membro-dos-beatles-apos-o-fim-da-banda

4.The Foundations

Os The Foundations foram um grupo de música soul multirracial, que surgiu em 1967 e acabou em 1970. Este grupo de oito elementos era, originalmente, constituído por Clem Curtis, Alan Warner, Pat Burke, Mike Elliott, Eric Allan Dale, Tony Gomez, Peter Macbeth e Tim Harris.

Sem sucesso nos primeiros tempos, o tema “Baby Now That I’ve Found You”(1967) lançou a carreira do grupo, atingindo os tops britânicos. Adorados pela imprensa e pelo público, The Foundations lançam, em 1968, o sucesso intemporal “Build Me Up Buttercup”. Outros temas como “Back On My Feet Again”(1968), “Born To Live, Born To Die” (1969) e “Take a Girl You” fazem parte do reportório desta banda.

Curiosidade: O sucesso “Build Me Up Buttercup” fez parte da banda sonora do famoso filme de comédia-romântica “Doidos por Mary”, de 1998.

5.Aretha Franklin

Aretha Louise Franklin, rainha do Soul, nasceu em 1942 e faleceu em 2018, com 76 anos. Apesar de ter começado muito nova a cantar e a gravar discos, apenas nos anos 60 é que Aretha Franklin atingiu o estrelato, com o tema “I Never Loved a Man” (The way I Love You). No mesmo ano em que lançou este tema (em 1967), a cantora lançou o tema que a lançou para o público mundial: “Respect”. Ainda na década de 60, Aretha Franklin lança os temas de sucesso: “Dr Feeigood (Love Is a Serious Business)” (1967), “(You Make Me Fee Like) A Natural Woman” (1967)”, “Think” (1968), “I Say a Little Prayer” (1968) e “Ain’t No Way” (1968).

Curiosidade: Aretha Franklin foi a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame, em 1987.

https://www.nit.pt/cultura/musica/aretha-franklin-a-mae-adolescente-que-se-tornou-na-maior-cantora-americana-de-sempre

Links utilizados:

http://alunos.esffl.pt/16800/discografia.htm

https://www.ebiografia.com/aretha_franklin/

https://www.infopedia.pt/$the-temptations

https://www.allmusic.com/artist/the-foundations-mn0000067900/biography?cmpredirect

https://www.ebiografia.com/the_beatles/ https://www.ebiografia.com/elvis_presley/

http://www.rollingstone.com

Escrito por: Rita Tavares

Editado por: Inês Conde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s