O estúdio de arquitetura Stufish fez o projeto de um teatro vertical que irá garantir o distanciamento social e vai marcar uma “nova era”.
Vários diretores e produtores teatrais juntaram-se ao estúdio de arquitetura Stufish e fundaram o “The Vertical Theatre“, em Londres, que vai permitir uma nova era para os espetáculos com distanciamento social durante a pandemia, mas também para o futuro.
O novo espaço para espetáculos permite todo o tipo de entretenimento – peças de teatro, concertos, comédia, festivais, circos –, tendo uma estrutura móvel que permite a cobertura do público e do palco. As laterais têm a opção de ficar abertas para que haja fluxo de ar e ventilação natural. A grande diferença é o público sentar-se em varandas dispostas verticalmente e que podem conter grupos de quatro a doze pessoas – as chamadas “bolhas sociais”. No total, a capacidade do espaço será de 1200 a 2400 pessoas, dependendo das regras de distanciamento em vigor. A experiência assemelha-se a um lugar VIP, permitindo uma visão do espaço mais próxima, bem como do artista.

O estúdio de arquitetura de entretenimento Stufish é constituído por designers, gestores de produção, produtores, diretores, especialistas técnicos e arquitetos que criam experiências de entretenimento únicas, desde estruturas, a produções ao vivo e tournées. Rolling Stones, U2, Pink Floyd, Madonna, Lady Gaga, Beyoncé são só alguns dos seus clientes.
O projeto do “The Vertical Theatre” iniciou-se em agosto de 2020, mas a implantação de algumas das estruturas está já projetada para este ano, estando na prospetiva a disseminação da ideia por vários locais do mundo. O novo espaço pop-up vem trazer o fator novidade aliado à necessidade de se reerguer a indústria cultural.
Escrito por: Inês Lourenço
Editado por: Gabriel Reis