Emoções fortes no ecrã: oito sugestões para o confinamento

Com a continuação do confinamento geral e do recolhimento obrigatório, torna-se necessária uma solução para combater o stress e a ansiedade. Por isso, não há nada melhor do que assistir a um bom filme depois de um dia de aulas à distância, de um dia de teletrabalho ou durante o fim-de-semana.

Aqui está uma lista com algumas sugestões de “thrillers” e filmes de suspense.

  • Sala de Pânico

Estreou em 2002, sob a realização de David Fincher.

O filme retrata a história de Meg Altman (Jodie Foster) e da sua filha Sarah (Kristen Stewart) que na primeira noite na sua nova casa em Nova Iorque são surpreendidas por três assaltantes. Como estratégia de proteção a mãe e a filha escondem-se numa sala de pânico. Contudo, tiveram o azar de escolher a divisão onde se encontrava o “tesouro” que os assaltantes procuravam. Dentro de casa, estas têm de enfrentar inúmeras dificuldades e perigos de forma a resistir àquela noite com vida.

  • Pânico a Bordo

É um “thriller” misterioso de 2005, dirigido por Robert Schwentke e produzido por Brian Grazer.

A história ocorre num avião que leva a engenheira Kyle Pratt (Jodie Foster) de regresso a casa para o funeral do seu marido. Durante o voo a personagem acorda e não consegue encontrar a sua filha, iniciando uma busca pelo avião. No entanto a tripulação não encontra qualquer sinal de que a criança alguma vez esteve no avião. Convicta de que não é a verdade Kyle começa à procura da filha, tentando não perder a sua sanidade mental. A busca desvendará mais do que um mistério a bordo.

  • Um Perfeito Estranho

É um filme de 2007, que concilia o drama com o suspense realizado por James Foley.

Conta a história de Rowena Price (Halle Berry), uma jornalista que descobre que o assassinato de uma antiga amiga sua poderá ser obra do empreendedor Harrison Hill (Bruce Willis). Com desejo de desvendar o mistério e de encerrar o caso, a jornalista faz-se passar por outras pessoas de maneira a aproximar-se dele, e a incriminar o suspeito. No entanto este caso trará ao de cima outras verdades.

  • Shutter Island

É um “thriller” psicológico, realizado por Martin Scorsese, que estreou em 2010.

O filme retrata a história de um detetive, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e do seu parceiro que vão para uma ilha investigar a fuga de uma assassina que fugiu do hospital psiquiátrico. Durante a missão Teddy acaba por ter de enfrentar os seus próprios medos e ser forçado a encarar a verdadeira realidade.

  • A Chamada

É um suspense psicológico e policial dirigido por Brad Anderson, que estreou em 2013.

A história gira à volta de uma “chamada” realizada para o 911, de uma jovem que é raptada. Durante a “chamada” entre a jovem e a recetora, a recetora (Halle Berry) faz uma promessa à rapariga e ao longo do filme esta vai fazer de tudo para cumprir a sua promessa, mesmo que envolva pôr em risco a sua própria vida e “desenterrar os mortos”.

  • Colonia

Estreado em 2015 e realizado por Florian Gallenberg, “Colonia” é um filme de drama e suspense que retrata a história de um casal que se vê envolvido num Golpe de Estado, que ocorreu no Chile em 1973, na altura em que os apoiantes do candidato Salvador Allende são presos e sequestrados pelos militares do general Pinochet.

Daniel (Daniel Brüh) é raptado pelos militares e Lena (Emma Watson), a sua parceira, inicia a sua busca para o resgatar. Lena rastreia-o até à chamada “Colonia Dignidad”, uma organização religiosa, na qual a partir do momento que se entra não se pode sair. Lena junta-se à “Colonia Dignidad” e para além de encontrar Daniel, descobre a verdadeira realidade da organização, os segredos e as atrocidades que a mesma esconde.

  • Kidnap

“Kidnap” é um filme de 2017, realizado por Luis Prieto e escrito por Knate Lee.

O filme retrata um caso de rapto de uma criança e a luta incessante da sua mãe para a encontrar e para a recuperar.

  • Hotel Mumbai

Dirigido por Anthony Maras, o filme estreou em 2018, e recebeu vários prémios, como Bandung Film Festival for Imported Film, e Milli Award – Cinematographer of the Year.

O filme retrata a noite trágica que ocorreu num dos vários hotéis que foram alvos de explosões e de tiroteios, no ano 2008, na cidade de Mumbai.

Esta obra cinematográfica representa, de uma forma completamente realista, as emoções, o desespero e a angústia vivenciados por todas as pessoas, quer turistas, quer pessoal do staff, quer hóspedes, quer residentes, que se encontravam ou se refugiavam no hotel. O filme salienta a importância do papel e a coragem de um dos funcionários do hotel, Arjun, personagem interpretada por Dev Patel.

Escrito por: Laura Pais

Editado por: Gabriel Reis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s