Olivia Rodrigo: o novo fenómeno da indústria musical

Com apenas 17 anos, Olivia Rodrigo foi a primeira artista a chegar ao número 1 das tabelas mundiais (e nacionais) em 2021 com Drivers License, o seu primeiro single a solo. A jovem promete ser um dos maiores nomes na indústria musical nos próximos anos. 

Olivia Rodrigo nasceu no dia 20 de fevereiro de 2003 e, é descendente de pai filipino e de mãe alemã e irlandesa. A atriz e cantora norte-americana começou aos seis anos a ter aulas de canto e de representação. A primeira vez que Olivia Rodrigo apareceu na televisão foi num anúncio da marca norte-americana, Old Navy. Em 2015, estreia-se como atriz  interpretando o papel principal de Grace Thomas no filme: An American Girl: Grace Stirs Up Success.

A rampa de lançamento da carreira de Olivia Rodrigo foi o papel principal em High School Musical: The Musical: The Series, série produzida pela plataforma de streaming Disney+, onde interpretou o papel de Nini Salazar-Roberts, uma jovem apaixonada por teatro musical. Nesta série, Olivia Rodrigo contracena e faz par romântico com Joshua T. Bassett. Para a banda sonora desta série, Olivia escreveu All I Want  e Just for a Moment, esta segunda canção com Joshua. O desempenho da jovem atriz e cantora norte-americana foi extremamente positivo, conduzindo à assinatura de um contrato discográfico com as labels norte-americanas Interscope Records e Geffen Records. Olivia Rodrigo considera Taylor Swift e Lorde as suas maiores influências no mundo da música.

Fonte: Discogs

No dia 8 de janeiro de 2021, Olivia Rodrigo lançou o seu primeiro single, Drivers License. Esta música foi recebida de forma excelente pela crítica e alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100, a principal tabela de músicas norte-americanas. Em Portugal, Drivers License chegou ao primeiro lugar da tabela oficial da Associação Fonográfica Portuguesa. Esta música aborda e explora os vários sentimentos e as várias emoções que a jovem de 17 anos experienciou após um desgosto amoroso: “Quando criei a música Drivers License, estava a atravessar um desgosto amoroso que foi muito confuso para mim”, contou a jovem cantora norte-americana. O videoclip de Olivia Rodrigo conta com mais de 115 milhões de visualizações no youtube no primeiro mês após o seu lançamento. 

Fonte: Youtube

O primeiro single de Olivia Rodrigo quebrou inúmeros recordes. Drivers License registou o maior número de reproduções diários na história do Spotify nos Estados Unidos da América, com 6,1 milhões de streams em apenas 24 horas, ultrapassando os quatro recordes do artista canadiano Drake. O single quebrou ainda o recorde da plataforma de streaming, Spotify, para a música mais rápida a atingir os 100 milhões de streams no Spotify. Já na Amazon Music, Drivers License também quebrou o recorde para o maior número de streams globais da primeira semana e tornou-se a música mais solicitada num único dia na Alexa.

A cantora estreou-se na televisão norte-americana numa atuação no programa do Jimmy Fallon, com uma performance intimista do seu primeiro single, de Drivers License. Olivia Rodrigo foi muito elogiada tendo sido apontado o seu poder vocal como o ponto forte da atuação.

Fonte: Youtube

Existem fortes indícios e especulações que Drivers License foi o gatilho para um conjunto de músicas que expõem as polêmicas do triângulo amoroso entre Olivia Rodrigo, o seu ex namorado e colega de High School Musical, Joshua T. Bassett, e a cantora e atriz Sabrina Carpenter. Em resposta ao primeiro single de Olivia, Sabrina lançou uma música intitulada de Skin, onde apresentou frases como: don’t drive yourself insane ou maybe blonde was the only rhythm, em resposta a  Drivers License onde Olivia Rodrigo deixou aparentemente referências a Sabrina Carpenter: And you’re probably with that blonde girl – Who always made me doubt – She’s so much older than me – She’s everything I’m insecure about.

Já Joshua T. Bassett lançou duas músicas onde supostamente aborda o seu relacionamento com Olivia Rodrigo. Em julho de 2020, na música Anyone Else e, já em 2021, dias depois do lançamento de Drivers License, o jovem de 20 anos lançou uma música intitulada por Lie Lie Lie. No próximo dia 12 de março de 2021, Joshua e Sabrina vão lançar um dueto chamado We Both Know. Esta música vai fazer parte de Joshua Bassett – EP, o primeiro EP do ator e cantor norte-americano.

Fonte: Pinterest

Para acompanhares o futuro de Olivia Rodrigo, segue a jovem de 17 anos nas suas redes sociais, no Instagram e no Twitter.

Escrito por: Miguel Brejo da Costa

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s