Patreon: o que é?

O Patreon consiste num website onde qualquer pessoa pode obter retorno financeiro da publicação de conteúdos, através de um sistema de subscrição mensal. Através desta plataforma, é possível aos criadores de conteúdos construírem relações e proporcionarem experiências exclusivas para os seus assinantes, aos seus “patronos.”

Esta plataforma é extremamente popular entre produtores de vídeos para o  youtube, artistas de webcomics, escritores, podcasters, músicos, entre outras categorias de criadores de conteúdo que publicam regularmente on-line. O Patreon foi fundado em maio de 2013, pelo artista Jack Conte atual CEO, que procurava uma maneira de obter rentabilidade financeira com seus vídeos populares no Youtube. Nos primeiros 18 meses, esta plataforma tinha mais de 125000 “patronos”, ou seja, mais de 125000 indivíduos a financiar criadores de conteúdo. 

Fonte: Polygon

Os utilizadores do Patreon são agrupados por tipo de conteúdo produzido, incluindo vídeos/filmes, podcasts, comédia, jogos, educação, entre outros. Estes criadores de conteúdo criam uma página no website Patreon, onde os seus subscritores pagam um valor fixo mensal. Cada criador de conteúdo pode ter vários valores mensais, adequados ao tipo, quantidade e qualidade do conteúdo disponibilizado. Os subscritores podem cancelar as suas subscrições a qualquer momento. Segundo a direção desta plataforma, este modelo de negocio é considerado um modelo win-win visto que ambas as partes ficam a ganhar, tornando o meio artístico mais rentável, proporcionando uma maior estabilidade aos criadores de conteúdo.

A utilização desta plataforma tem sido uma prática crescente tanto internacional como nacional. Em Portugal, o podcaster e youtuber Miguel Luz, o humorista e podcaster Guilherme Geirinhas ou o projeto de Rui Unas, o Maluco Beleza, possuem uma conta no Patreon de modo a, por um lado interagir com os seus seguidores e fãs, e, por outro lado obter retorno financeiro.

Escrito por: Miguel Brejo da Costa

Editado por: Rafaela Boita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s