Efeito Rúben Amorim?

Não é indiferente a ninguém que o Sporting, liderado por Rúben Amorim, está a fazer uma campanha extraordinária no campeonato, sendo mesmo a única equipa das principais ligas europeias sem qualquer derrota na presente época.

São já 15 jogos sem derrotas neste campeonato, dado isolado quando comparado com as restantes ligas europeias. Seja na liga Italiana, Inglesa, Francesa, Alemã ou Espanhola, a equipa que mais se aproxima é o Atlético de Madrid que apenas perdeu 1 vez. Coincidência ou consistência?

Desde a sua chegada ao Sporting, ainda no final da época passada, os leões apenas perderam por duas vez a contar para a liga, em 26 jogos. Uma das derrotas foi contra o Porto no Dragão, que viria a sagrar-se campeão nacional, por 2-0 e a outra contra o Benfica na Luz, num encontro equilibradíssimo que terminou com um 2-1 em que o golo da vitória dos encarnados apareceu já muito perto do final do jogo. Desde aí (25 de julho de 2020) o Sporting não perdeu mais no campeonato.

Mas o mesmo tinha acontecido na sua experiência anterior, em Braga. Rúben Amorim assumiu o comando técnico da equipa principal do SC Braga no dia 23 de dezembro de 2019 e lá ficou até ao inicio de Março (data da sua transferência para o Sporting). Na “pedreira” comandou a equipa em 9 jogos para a liga, onde venceu 8 e empatou outro. Dessas 8 vitórias fazem parte triunfos sobre o Porto, no Dragão, por 1-2; sobre o Benfica, na Luz, por 0-1 e ainda sobre o Sporting, em casa, por 1-0. De relembrar que o único empate foi contra o Gil Vicente, num jogo em que o Braga, já depois de estar a ganhar 2-0, viu um dos seus jogadores expulso antes do intervalo, fazendo com que os “Gilistas” chegassem ao empate na 2ª metade. Pelo caminho, e entre os jogos do campeonato, fica ainda a conquista da Taça da Liga sobre o Benfica, Sporting e FC Porto.

Final da Taça da Liga 2020 em que o Braga foi coroado campeão sob o comando de Rúben Amorim / Fonte: O Jogo

Apesar desta temporada já ter falhado o acesso à Liga Europa (um dos objetivos do clube) e ter sido eliminado precocemente da Taça de Portugal, a campanha no campeonato e a vitória na Taça da Liga, no passado dia 23 de janeiro sobre Benfica, Porto e Braga, enche os Sportinguistas de esperança e orgulho na equipa que os representa. Mas no próximo dia 1, o ex-Internacional Português e a turma de Alvalade vão ter um verdadeiro teste de fogo perante os eternos rivais, o SL Benfica. Será Rúben Amorim capaz de levar esta campanha até ao fim e vencer o título que foge aos Leões desde 2002?

Final da Taça da Liga 2021 em que o Sporting foi coroado campeão sob o comando de Rúben Amorim / Fonte: O Jogo

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Renato Soares

Editado por: Mariana Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s