Brady vs Mahomes: Duelo de Titãs

O Super Bowl LV, a realizar-se no próximo dia 7 de fevereiro, evento em que se vai decidir o campeão da temporada 2020 da NFL, oferece-nos um dos confrontos mais esperados do ano: Brady vs Mahomes, ou seja, o melhor quarterback da história da NFL vs o melhor quarterback da atualidade (respetivamente).

O Super Bowl é um dos eventos desportivos mais aguardados todos os anos, principalmente nos Estados Unidos da América. Os Tampa Bay Buccaneers e os Kansas City Chiefs defrontam-se na final deste ano, mas a atenção está toda no frente a frente entre Tom Brady (Buccaneers) e Patrick Mahomes (Chiefs).

Fonte: CBS Sports

Thomas Edward Patrick Brady, Jr. é um quarterback de 43 anos que dispensa qualquer tipo de apresentações. Escolhido no Draft de 2000 pelos New England Patriots, assumiu a titularidade no ano seguinte e desde aí uma nova era começou. Ao serviço dos Patriots, marcou presença 9 vezes no Super Bowl (com a deste ano, 10 presenças, sendo o jogador que mais vezes participou no Super Bowl), 6 títulos (arrecadando assim o recorde de títulos) e eleito em 4 ocasiões MVP (Most Valuable Player). Para além dos títulos e prémios no Super Bowl, Brady foi selecionado para o Pro Bowl em 14 épocas; venceu 16 vezes (em 19 anos) a AFC East, um recorde de títulos de divisão entre quarterbacks da NFL; entre muitas outras conquistas e distinções.

Transferido este ano para a equipa de Tampa Bay, o quarterback conseguiu levar a equipa à conquista da NFC South (divisão em que participou) e a uma final do Super Bowl, sendo que é apenas a 2ª vez na história que o clube participa neste evento. De notar que na sua longa carreira Brady já lançou para 581 touchdowns (ensaios) e tem apenas 191 interceções, num total de umas impressionantes 79 204 jardas (mais de 70 000 metros) aéreas lançadas.

Fonte: SB Nation

Do outro lado temos Patrick Lavon Mahomes II, a promessa do futebol americano com apenas 25 anos, . Escolhido no Draft de 2017 pelos Kansas City Chiefs, o norte-americano tornou-se titular absoluto na época seguinte. Nessa mesma temporada (no ano de 2018) lançou para 50 touchdowns, marca só alcançada por Tom Brady e outro nome histórico da mesma posição, Peyton Manning. Nesse ano foi ainda eleito MVP (sendo um dos únicos quatro afro-americanos eleitos na história da liga) e selecionado para o Pro Bowl, tudo isto no seu primeiro ano como titular.

No ano seguinte, ano de afirmação para Mahomes, levou a sua equipa à conquista do Super Bowl (2019) sendo eleito MVP do mesmo (o mais novo de sempre a consegui-lo) e fazendo-o ser selecionado novamente para o Pro Bowl. Já lançou para 114 touchdowns e tem apenas 24 interceções, num total de 14 152 jardas (mais de 12 000 metros) aéreas lançadas. Após ter conquistado tudo isto em apenas 2 anos como titular e líder da sua equipa, os responsáveis dos Chiefs decidiram renovar o seu contrato no verão de 2020 por 10 anos, no valor de mais de 500 Milhões de dólares (maior contrato da história do desporto até ao momento) tornando-o assim num dos atletas mais bem pagos no mundo.

Um verdadeiro duelo de titãs é aquilo que se pode prever no Super Bowl LV tendo, dum lado, a experiência de Tom Brady e do outro a irreverência de Patrick Mahomes. Será este um virar de página na NFL e consequente afirmação do jovem de 25 anos, ou irá o veterano de 43 mostrar que ainda tem muito para oferecer?

Escrito por: Renato Soares

Editado por: Mariana Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s