A Apple almeja, em 2024, começar a produzir os seus próprios carros recorrendo à mais alta tecnologia: prevê-se um carro autónomo à base de baterias de alto nível.

A empresa multinacional norte-americana, desenvolveu, em 2014, o chamado Project Titan, mas, devido a contratempos, nunca chegou a avançar com o mesmo. No entanto, não desistiram da ideia e anunciam a produção, dentro dos próximos três anos, dos carros autónomos, com recurso a tecnologia avançada.
De acordo com fontes próximas da empresa, ainda existem várias questões por responder sobre este projeto, podendo ser adiado para 2025 em consequência da situação pandémica. Contudo, sabe-se que, possivelmente, será procurado um sócio para a fabricação do veículo e que este se centra num novo desenho de baterias, segundo a agência Reuters.
A Apple pretende centrar o seu modelo automóvel na diminuição drástica do preço e aumento da autonomia do carro, substituindo as baterias de íon-lítio por uma bateria única baseada em fosfato-lítio, que apesar de ter uma densidade de energia mais baixa, são baterias menos propensas a aquecimento e não usam cobalto, um elemento químico pertencente à classe de metais de transição, que vem de áreas negativamente impactadas pela exploração do metal. A exploração deste metal já teve minas com exploração infantil e outros impactos na população através práticas imprudentes de detonação de rochas que podem chegar a ter consequências mortais para os moradores.
Será que o projeto da Apple no setor automóvel arrancará desta vez? Isso apenas o futuro o dirá.

Escrito por: Maria Santos
Editado por: Rafaela Boita