SDUL: Ser mais através do debate

No dia 2 de dezembro, a Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa fez um Worshop de Debate na Semana dos Núcleos do ISCSP. Sabe mais sobre a SDUL e o que se passou no workshop.

Logótipo da Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa. Fonte: https://www.sdul.pt/

A Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa (SDUL) é uma organização estudantil sem fins lucrativos que procura, com o espírito construtivo, criativo e desafiante do debate competitivo, promover o desenvolvimento dos estudantes e restante comunidade da Universidade de Lisboa, através das suas competências comunicativas, técnicas e humanas.

A sua missão passa por fomentar e aperfeiçoar o espírito crítico, competências retóricas, capacidade de improviso, expressão de opiniões e transmissão de ideias. Como é esperado, a SDUL pretende utilizar o debate como meio destacado para a troca e confronto de ideias dos mais variados temas, promover o espírito de competição amigável e saudável, dar uma maior e melhor preparação aos estudantes no que toca à arte de falar em público, fomentar o convívio e networking entre todos os alunos dos vários institutos que compõem a Universidade de Lisboa e ainda uma formação contínua e envio de equipas para debates competitivos, tanto a nível nacional, como internacional, permitindo a manutenção do seu crescimento e de cada um dos seus oradores e adjudicadores individualmente.

Para isto a SDUL tem atividades regulares, desde debates semanais a conferências e cursos de Public Speaking, criando um ambiente de convívio e crescimento para todos os estudantes envolvidos, complementando com a sua representação constante nas principais competições de debate a nível nacional e internacional.

O modelo que é usado para debater na SDUL é o British Parliamentary Debate, o modelo competitivo mais popular em Portugal e a nível mundial, que funciona com quatro equipas de duas pessoas, que se confrontam, com apenas quinze minutos de preparação. Depois, em 7 minutos fazem discursos onde procuram defender ou atacar uma moção anunciada no início do debate, independentemente da sua posição pessoal (o que faz com que os participantes saiam da sua zona de conforto). O partido tomado pelas equipas, que condiciona o seu papel, é ditado aleatoriamente, podendo ser 1º Governo, 1ª Oposição, 2º Governo, 2ª Oposição. No debate é então apresentada uma moção e quem está no Governo é a favor da posição em que esta é apresentada, e quem está na oposição está no lado contra.

Podem ganhar mais com estes debates para além do que já foi referido? Isto é, mais para além de amizades, capacidade de oratória e argumentação, e convívios? Sim! Ganham ainda a oportunidade de poder ver “o outro lado” da questão, fazendo com que mesmo que não concordem com um assunto, compreendam perspetivas diferentes sobre qualquer tema, o que os faz enriquecer, tanto a nível intelectual como pessoal, fazendo também melhorar a sua interação e aceitação com o resto da sociedade.

É também um bónus no mercado de trabalho, fornecendo skills que podem ser importantes aos olhos das entidades empregadoras (certamente já ouviste falar da procura de soft skills) acabando assim os participantes por obter uma vantagem competitiva na busca pelo seu trabalho. Além disso, poderá ter acesso, direto ou indireto, a uma rede de contactos vasta com que também poderá vir a beneficiar no futuro, bem como um currículo composto.

A SDUL possui um site que tem, para além da informação, um blog onde podes encontrar vários artigos que vão desde a discussão de conceitos a democracia, ambiente e muitos outros. Nas redes sociais, como o Instagram, podes ter acesso a curiosidades relacionadas com o debate como celebridades que beneficiaram do debate para desempenhar melhor a sua função e a chegar onde estão.

Os debates estão, de momento, estão a ser realizados via zoom, mas, em condições normais, iriam ter lugar no Polo da Ajuda, Polo do ISEG e Cidade Universitária.

Fonte: SDUL

O ISCSP é a casa-mãe da SDUL e, no passado dia 2 de dezembro, na Semana dos Núcleos do Instituto, a SDUL teve uma sessão às 18 horas, onde se deu a conhecer e realizou pequenas atividades para, de uma forma simples, mostrar como é feito o debate, a dinâmica, e permitir que aos alunos que aderiram divertirem-se um pouco com temáticas inesperadas.

Primeiro, foram propostos temas para discutir fora de um clima de competição, de modo a serem apresentados argumentos das várias perspetivas a tomar, como. A legalização da prostituição foi um destes temas, onde foi possível observar quais os argumentos de ambos os lados que poderiam ser utilizados e desenvolvidos. Depois, já num ambiente competitivo, foi proposto o exercício de defender uma profissão em detrimento de outra, algo simples para começarem a experimentar, num tom mais leve. Após este, seguiu-se um exercício de cariz mais sóbrio, com a apresentação de uma moção

A sessão pareceu manter os envolvidos interessados através da sua dinâmica e da disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas.

Sessão da SDUL na Semana de Núcleos do ISCSP

O debate é uma atividade para todos, tanto os que se interessam pela arte do debate e que procuram realmente desenvolvê-la, como para aqueles que procuram apenas sentir-se mais à vontade a expor as suas ideias e a melhorar, por exemplo, nas apresentações orais da faculdade.

Podes encontrar informações mais detalhadas sobre o que foi referido e ainda mais no site da SDUL e podes também encontrar esta sociedade nas redes sociais que te são conhecidas, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn.

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Mariana Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s