RTP Play: 8 séries portuguesas que valem a pena ver

Vivemos na época do streaming e das plataformas online para consumo de conteúdo audiovisual. O mercado estrangeiro tem cada vez uma maior e mais diversificada oferta, o que distrai o cidadão comum das produções escritas, produzidas e realizadas em Portugal, com atores portugueses, na língua de Camões. Ao longo deste artigo vão ser exploradas um conjunto de séries portuguesas disponíveis na plataforma de streaming RTP Play.

SARA

Sara conta a história de uma atriz de 42 anos de idade que começa a questionar as suas escolhas profissionais. Por um lado é adorada pelos realizadores e encenadores com quem trabalha, onde é conhecida pelo choro fácil e pela profundidade trágica que consegue imprimir a todas as personagens que interpreta, por outro encontra-se cansada de fazer sempre o mesmo tipo de papéis. De modo a conhecer o panorama atual do mundo do cinema e da televisão, Sara começa a experimentar o mundo das telenovelas, das redes sociais, das sessões fotográficas para revistas cor-de-rosa, entre outros.

Escrita por Bruno Nogueira, Marco Martins e por Ricardo Adolfo, Sara é protagonizada por Beatriz Batarda e conta com nomes como Rita Blanco, Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Gabriela Barros, ou Inês Aires Pereira, entre outros. Ao longo de oito episódios, observamos a história de adaptação de uma atriz de cinema de autor, com inúmeros problemas pessoais, à realidade do mundo das telenovelas portuguesas.

Fonte: RTP

FRÁGIL

Estreou no dia 7 de Maio de 2019 e conta com 6 episódios de 20 minutos. Frágil conta a história de três amigas – uma atriz sem trabalho, uma pintora que não consegue pintar e uma estudante de marketing de Coimbra – que entram na idade adulta e que têm de enfrentar os problemas normais da idade, como a procura de emprego e a instabilidade financeira. Frágil é protagonizada por Rita Rocha Silva, Catarina Secca Cruz e Matilde Jalles e conta com participações especiais de Nuno Markl, Tiago Fernandes, Frederico Barata, Marco Mendonça, Inês Faria, entre outros.

1986

Criada por Nuno Markl, a série portuguesa 1986 retrata o período durante a segunda volta de uma das eleições presidenciais mais intensa de sempre em Portugal, disputada entre Mário Soares e Freitas do Amaral. A luta entre estes dois candidatos toca tudo e todos, sendo palco para uma clássica busca pelo amor. Neste contexto surge a história de Tiago, um jovem tímido, filho de um comunista que terá de engolir o sapo de votar em Mário Soares. O jovem apaixona-se por Marta, idealista candidata a astronauta, filha de um empresário de videoclubes que organiza festas para Freitas do Amaral.

1986 conta com 13 episódios, protagonizados por Miguel Moura e Silva, Laura Dutra e Miguel Partidário. A série passou na RTP 1 entre 13 de março de 2018 e 19 de junho de 2018, sendo o segundo programa mais visto em Portugal no seu dia de estreia.

Fonte: RTP

CASA DO CAIS

Protagonizada por Francisco Soares (conhecido como Kiko Is Hot), André Mariño, Soraia Carrega (conhecida como Djubsu), Helena Amaral e por Ana Correia (também conhecida como Peperan), Casa do Cais estreou em 2018 e já conta com duas temporadas. A série retrata a vida de Ema, que deixa a casa dos pais no Entroncamento e passa a viver em Lisboa, atrás dos seus sonhos e de algum trabalho que lhe permita sobreviver. Em Lisboa, Ema tem Jay, Lara e Alex à sua espera bem como uma vida extremamente atribulada e diferente da vida que levava na casa dos seus pais.

LUZ VERMELHA

Luz Vermelha é uma série portuguesa criada por Patrícia Müller e conta com 13 episódios. A série acompanha a história de Bruna, imigrante brasileira e mãe solteira, que chega a Portugal com a esperança de encontrar uma vida melhor – pensando que ia trabalhar como empregada de mesa, acabando a trabalhar como prostituta numa casa de alterne, onde trabalham várias mulheres brasileiras clandestinas. O chulo, personagem interpretada por Joaquim Monchique, gere o estabelecimento com mão de ferro e é ajudado por Inna Voronin (personagem interpretada por Sofia Nicholson), uma maternal e inteligente prostituta russa, e por dois fiéis seguranças, os irmãos Bento e Benício Gomes. Luz Vermelha conta com nomes no elenco como Afonso Pimentel, Luís Ganito, Adriano Carvalho, Margarida Vila Nova, ou Maria João Pinto, entre outros.

Fonte: Diário de Trás-os-Montes

O ATENTADO

Com João Paulo Sousa, Laura Dutra, António Cerdeira ou Tomás Alves no elenco, a série portuguesa de 10 episódios, O Atentado, passa-se no verão de 1937 e retrata o atentado ocorrido contra o Professor Oliveira Salazar.

OS FILHOS DO ROCK

Os Filhos do Rock conta a história de uma geração que nos anos 80 viveu e participou no boom do rock português, bem como nos seus anos de ouro. Esta série passa-se no tempo dos penteados excêntricos, no início do Bairro Alto, assim como no tempo de grandes artistas nacionais como as bandas UHF, Xutos e Pontapés, GNR, Heróis do Mar ou Rui Veloso, por exemplo. Esta serie teve 26 episódios entre 8 de dezembro de 2013 e 7 de junho de 2014.

Os Filhos do Rock é protagonizada por Cristóvão Campos, Eduardo Frazão e João Tempera. Esta série conta também com Albano Jerónimo no elenco principal, assim como Ivo Canelas e Isabel Abreu.

Fonte: Espalha Factos

AUGA SECA

Primeira produção nacional adquirida por uma plataforma multinacional, Auga Seca faz parte do catálogo português da HBO. Protagonizada por Victoria Guerra e por Sérgio Pazos, conta a história de Paulo Duarte, um jovem português, que aparece morto com um tiro no porto industrial de Vigo, perto do local onde trabalhava – um aparente suicídio que não convence ninguém, nem os seus chefes, nem a polícia, nem a sua irmã Teresa (personagem interpretada por Victoria Guerra). Auga Seca conta com 6 episódios, todos disponíveis tanto na RTP Play como na plataforma HBO.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Miguel Brejo da Costa

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s