Com 60 anos, Diego Armando Maradona morre após paragem cardiorrespiratória. O astro argentino fez parar as bolas dentro de campo e multiplicar os minutos de silêncio, bem como as publicações nas redes sociais.
Nascido em outubro de 1960, Diego Maradona lançou-se como um dos maiores jogadores de todos os tempos, atingindo o seu auge no mundial de 1986, no México, também conhecida como “A Copa de Maradona”. Internacionalmente, El Pibe de Ouro conquistou os dois e únicos títulos da equipa italiana Nápoles, fazendo brilhar o clube que, embora tradicional, encontrava-se nos mais pequenos do país.
Apesar da sua qualidade dentro de campo, o astro da bola conheceu uma carreira controversa marcada pelas drogas e paixões, das quais reconheceu pelo menos cinco filhos.
Dia 25 de novembro de 2020 o mundo chorou pela perda da lenda do futebol e amante dos vícios. O velório aconteceu um dia depois e contou com a presença de milhares de fãs que aguardaram em fila para se despedir do ex-futebolista. O corpo de Maradona foi transportado para um cemitério privado, onde foi sepultado junto dos seus pais.

A Argentina decretou três dias de luto nacional pelo homem mais adorado do país. Nas redes sociais nomes como José Mourinho, Cristiano Ronaldo e Pelé ou clubes, como o famoso rival River Plate, deixaram mensagens de luto e força. Também nas televisões portuguesas se fizeram sentir homenagens através, por exemplo, de transmissões de jogos de El Pibe.
Citando Paulo Futre, “o Deus do futebol voltou ao céu”.
Escrito por: Maria Santos
Editado por: Inês Conde