A IKEA, empresa de origem sueca, lançou para a Black Friday uma campanha invertida – a “Buy Back Friday” – cujo objetivo é a promoção de uma filosofia de economia circular, através do consumo sustentável.
Uma vez que a preocupação com a sustentabilidade se revela cada vez mais importante para os consumidores, o que influencia as suas escolhas no ato de compra, a organização tem posto em prática algumas medidas e ações que se ajustam às necessidades ecológicas dos seus clientes. A #BuyBackFriday é mais uma das campanhas da marca e sugere que este ano seja a IKEA a comprar peças de mobiliário usadas, dando-lhes uma segunda vida.
Esta iniciativa decorrerá entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro e tudo o que terá de fazer é seguir os seguintes passos: preencher o formulário disponível online, no qual indica a(s) peça(s) que pretende vender e a partir do qual recebe um orçamento com o valor do preço de revenda dos seus artigos; dirigir-se a uma das lojas com o referido orçamento e as suas peças de mobiliário, de modo a que seja possível confirmar o estado dos artigos; receber um cartão de reembolso que poderá gastar nas lojas IKEA, com a duração de um ano. O valor do cartão será superior se for membro IKEA Family.
No final destas etapas a mobilia é revendida em outlets, pelo mesmo preço que nos deram. Veja aqui o vídeo promocional da campanha #BuyBackFriday, que pretende contrariar a tendência consumista:
Escrito por: Madalena Ferreira
Editado por : Mariana Rodrigues